DISCUSSÃO
Redação do Enem discute valorização de comunidades tradicionais
Professora diz que tema foi dentro do esperado e exigiu uma análise crítica dos candidatos
Por Da Redação
O tema da redação do Enem deste ano discute um grave problema brasileiro. Neste domingo, 13, primeiro dia de prova, os estudantes se debruçaram sobre os "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".
>>> Atenção nas regras é lema de quem realiza o Enem 2022
Para a professora Mônica Melo, do Colégio Bernoulli, o tema foi dentro do esperado e deu oportunidade para se discutir a realidade de povos indígenas, quilombolas e populações ribeirinhas, por exemplo.
"São historicamente invisibilizadas e silenciadas dentro de suas tradições, suas culturas, religiões, e mesmo que elas representem uma diversidade multiétnica, multicultural, e que caracteriza um Brasil, ainda assim, elas são esquecidas", explicou ela.
Na avaliação de Mônica, a redação exigiu uma análise crítica dos candidatos por vários recortes: econômico, cultural, regional ou histórico.
"O aluno poderia fazer várias críticas no seu texto, relacionadas aos direitos que a Constituição brasileira garante a esses povos, mas a forma como essa Constituição é desconsiderada na prática. Ele poderia fazer ainda uma comparação histórica sobre a herança que nós temos em relação às tradições e mostrar como essas tradições são esquecidas num momento presente", ponderou.
Além da redação, também foram aplicadas neste domingo as provas de linguagens e ciências humanas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes