Busca interna do iBahia
HOME > EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO

São Francisco do Conde lança projeto para fortalecer alfabetização da EJA

Iniciativa garante o direito à educação para pessoas que não tiveram acesso de concluir os estudos na idade adequada

Loren Beatriz Sousa
Por
Estudantes da EJA
Estudantes da EJA - Foto: Márcia Mariño/Divulgação

Garantir direito à educação para pessoas jovens, adultas e idosas que não tiveram acesso ou oportunidade de concluir os estudos na idade adequada é o objetivo do projeto "ALFA-EJA Brasil". A proposta foi firmada pela Secretaria Municipal da Educação (Seduc) de São Francisco do Conde, Região Metropolitana de Salvador, em parceria com o Instituto Paulo Freire e a Petrobras.

Leia Também:

MAIS DINHEIRO

Professores ativos e aposentados terão direito a extra de 20%
Professores ativos e aposentados terão direito a extra de 20% imagem

EDUCAÇÃO

Enem 2025: confira as principais dicas de Geografia
Enem 2025: confira as principais dicas de Geografia imagem

FIES

MEC libera cronograma para vagas remanescentes do Fies em 2025
MEC libera cronograma para vagas remanescentes do Fies em 2025 imagem

Segundo a secretária municipal de Educação, Vanessa Dantas, a proposta prevê ciclos formativos para educadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizados de forma presencial e online, por meio de lives, feiras e exposições das produções, com certificação emitida pelo Instituto.

Tudo sobre Educação em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

“Além dos momentos formacionais para qualificação dos profissionais que atuam na modalidade da EJA, o projeto também estará proporcionando momentos pontuais de oficinas de leitura e escrita para os sujeitos em processo de alfabetização e até não-alfabetizados da comunidade civil e grupos sociais”, disse a titular da pasta.

O impacto do projeto será monitorado a partir da ampliação de matrículas na EJA e da evolução da escolarização na rede municipal. O trabalho também inclui a criação do Centro de Referência da EJA (CREJA), destinado ao registro da memória e da documentação da EJA e da Educação Popular nos municípios contemplados.

Para a secretária, a parceria representa um avanço significativo. “Essa parceria com o Instituto Paulo Freire certamente estará fortalecendo os fazeres na EJA e oportunizando ampliar o número de pessoas não alfabetizadas a retomar seus estudos de forma significativa a partir da efetividade da prática docente diante dos ciclos formativos em serviço”, concluiu a secretária.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Educação eja Instituto Paulo Freire Petrobras São Francisco do Conde Vanessa Dantas

Relacionadas

Mais lidas