Temporada de aulões para o Enem tem início em Salvador | A TARDE
Atarde > Educação

Temporada de aulões para o Enem tem início em Salvador

Publicado quarta-feira, 20 de outubro de 2021 às 06:15 h | Autor: Jade Santana*
Encontros acontecerão por meio de plataformas digitais | Foto: Raphael Muller | Ag. A TARDE | 6.11.2019
Encontros acontecerão por meio de plataformas digitais | Foto: Raphael Muller | Ag. A TARDE | 6.11.2019 -

Com a chegada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, aulas intensivas e plataformas de estudos estão sendo disponibilizadas gratuitamente para ajudar os estudantes nesta reta final. Faltando pouco mais de 1 mês para a realização da avaliação, que acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro, escolas e universidades promovem os clássicos aulões de revisão, dessa vez no formato online.

Segundo Cláudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino pH, uma das instituições que irá promover um aulão no dia 30 de outubro, a disponibilização gratuita do evento tem como objetivo ajudar os mais de 3 milhões de inscritos nesta edição da prova ao redor do país. “A gente busca dar ferramentas para professores, alunos e escolas, oferecendo uma educação que permita a evolução no processo didático”, afirma Falcão.

Realizado no formato online, o evento gratuito do sistema pH acontecerá das 9h30 às 18h e será dedicado à revisão dos principais tópicos de cada disciplina, além de oferecer dicas de preparação para a avaliação. O time de especialistas responsáveis pela abordagem dos conteúdos será composto por profissionais da área de Ciências Humanas e Sociais, Matemática, Ciências Naturais, Língua Portuguesa, e por fim, Redação. Para participar das aulas, basta acessar a transmissão, que contará com intérprete de Libras, no canal do YouTube do pH (www.aulaosistemaph2021.com.br).

Preparo

O afastamento da vida escolar presencial no último ano alertou educadores para a necessidade de reaproximar os alunos ao convívio social escolar. A preparação para a prova anual, feita de forma individual por conta da pandemia do coronavírus, preocupa os profissionais da área, que esperam que a prova seja condizente com a situação mundial de enfrentamento ao vírus.

“A gente não pode ser omisso para essa questão social. É fato que a pandemia afetou muito o processo de aprendizagem das pessoas e a preparação para a prova nos gera muita insegurança, pois não tivemos um projeto de ensino individualizado, mas uma contingência ao ter que se adaptar ao ensino online”, afirma Antonio Gouveia, coordenador do curso de Pedagogia da Unifacs.

A instituição, com o auxílio da plataforma Enem na Mira, tem o objetivo de suplementar o ensino individual de estudantes por meio de e-books, podcasts, lives e, ao oferecer aulões temáticos sobre os conteúdos abordados nas provas, os estudantes podem voltar a ter certa aproximação social. Em novembro, para auxiliar estudantes na realização da prova, aulas serão transmitidas no formato de live, sendo que em algumas localidades será possível a presença de estudantes de forma presencial e na transmissão online para todo o país.

No dia 6 de novembro, os profissionais do Aprovasom, projeto realizado por professores músicos, que utilizam paródias para ensinar e ajudar na fixação de conteúdos importantes, vão fazer uma colaboração para a preparação dos estudantes. A aula será transmitida de Florianópolis (SC), das 9h às 12h. Além disso, no mesmo dia, será realizado um simulado no estilo do Enem, com o intuito de testar os conhecimentos dos presentes.

Na quarta-feira, 10 de novembro, será organizado pelo time de professores do cursinho digital Me Salva!, das 9h às 17h, direto com transmissão ao vivo de São Paulo para os cadastrados, um dia inteiro para revisar conteúdos e tirar dúvidas diversas sobre os temas que poderão cair na avaliação. E para fechar a rodada de aulas preparatórias, em 13 de novembro, acontecerá o último aulão de revisão de conteúdos, que será transmitido direto de João Pessoa (PB), das 8h30 às 17h. Para ter acesso às atividades e materiais complementares, basta acessar o site www.enemnamira.com.br e se cadastrar.

Seguindo o formato de aulas ao vivo, o projeto Enem 100%, viabilizado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), acontece todas as segundas, quartas e sextas com transmissão realizada pela TV Educa Bahia (https://bit.ly/2SKBEQn) e pelo Canal do EMITec no Youtube (https://bit.ly/3yg638a). As aulas, que acontecem desde 2017, vão das 17h30 às 18h e prosseguem até 19 de novembro e além das lives, os estudantes têm acesso a simulados, apostilas, modelos de redação nota 1000, guia de profissões dos portais Rede Enem, Web Curso Enem Gratuito e Blog do Enem.

Nesta quarta, 20, acontecerá uma aula de Geografia, com tema “O subdesenvolvimento: origem e características. Mudanças na divisão do trabalho”. Já no dia 22 de outubro, a live será sobre a “Era Vargas e Segunda Guerra Mundial”, tratando de História. A aula da segunda desta semana, ainda disponível no Youtube, teve conteúdo baseado na “Função do 1º Grau”, sobre Matemática.

* Sob supervisão da editora Regina Bochicchio

Publicações relacionadas