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UFBA alcança conceito máximo em avaliação do MEC

Indicador Geral de Cursos (IGC) é principal instrumento oficial de avaliação da qualidade da educação superior

Publicado sexta-feira, 05 de abril de 2024 às 14:41 h | Atualizado em 05/04/2024, 14:46 | Autor: Da Redação
UFBA alcançou conceito máximo no IGC pela primeira vez
UFBA alcançou conceito máximo no IGC pela primeira vez -

A Universidade Federal das Bahia (UFBA) alcançou pela primeira vez o conceito máximo ( faixa 5) no Indicador Geral de Cursos (IGC Contínuo), avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O IGC leva em conta o desempenho de cursos de graduação e pós-graduação.

A UFBA alcançou a faixa 5 após obter a nota 4,0593 no IGC Contínuo - a faixa máxima do IGC é atribuída a instituições que alcançam nota superior a 3,95 no IGC Contínuo.

Através de nota, a UFBA destacou que a entrada na faixa 5 consolida o grau de excelência perseguido pela instituição ao longo dos últimos 10 anos. Nesse período, foram realizadas sete avaliações, sempre com melhora na nota da UFBA no IGC Contínuo; confira abaixo:

  • 2014: nota 3,50;
  • 2015: nota 3,65;
  • 2016: nota 3,66;
  • 2017: nota 3,75;
  • 2018: nota 3,76;
  • 2019: nota 3,8462;
  • 2020: em razão da pandemia, não houve aplicação do Enade, o que impossibilitou a divulgação dos indicadores;
  • 2021: nota 3,9259;
  • 2022: nota 4,0593.

Ainda de acordo com a UFBA, foram avaliadas mais de 2100 instituições de ensino superior de todo o país. A UFBA integra um grupo de 12 instituições que alcançaram a faixa 5 pela primeira vez - sendo cinco universidades públicas federais, uma pública estadual, cinco privadas sem fins lucrativos e uma com fins lucrativos.

A UFBA ainda destacou dado da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que apontam que 72% das universidades com conceito máximo no IGC são federais.

O IGC é calculado anualmente e considera a média obtida pelos cursos de graduação avaliados no último triênio, ponderada pela quantidade de estudantes; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação atribuídos pela Capes na última avaliação trienal, também em relação à quantidade de estudantes; e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação.

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