Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > EDUCAÇÃO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Universidade Senai Cimatec é lançada oficialmente nesta quarta-feira

"Atender a nossa indústria que requer profissionais habilitados", diz presidente da FIEB

Por Gustavo Zambianco e Isabela Cardoso

12/02/2025 - 16:55 h | Atualizada em 12/02/2025 - 18:00
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) Carlos Henrique Passos
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) Carlos Henrique Passos -

A Universidade Senai Cimatec foi lançada oficialmente, nesta quarta-feira, 12, no campus localizado em Piatã, em Salvador. A instituição segue com um modelo único no país, combinando educação de ponta e inovação tecnológica em um ecossistema que integra ensino, pesquisa aplicada e desenvolvimento de projetos reais.

O evento contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) Carlos Henrique Passos; do reitor da Universidade SENAI CIMATEC Leone Andrade, da vice-reitora Josiane Dantas; e do pró-reitor de pós-graduação Jailson Bittencourt, além de representantes de universidades estatuais, federais, da comunidade científica, de pesquisadores do centro tecnológico, de docentes e de alunos.

Leia Também:

Em entrevista ao Portal A TARDE, o presidente da FIEB, Carlos Henrique, destacou o sentimento de gratidão e reconhecimento pela transformação de centro universitário para universidade. Para ele, também vem os momentos de desafios na nova forma de gestão.

“Ao mesmo tempo que nos dá uma autonomia maior na questão da governança, da gestão propriamente dita, nos traz também responsabilidades de manter a qualidade e os padrões que o Cimatec alcançou ao longo dessa história. Que isso possa servir para que possamos crescer sem perder esse ponto. O Cimatec tem, obviamente, comparado com grandes universidades, ela é pequena em termos de contingentes, mas ela tem um conhecimento muito maior pela qualidade e pela aplicação do conhecimento ao mundo prático, ao mundo da indústria, isso que nos guia, buscar desafios que a sociedade enfrenta para, através do conhecimento e da pesquisa, oferecer soluções”, ressalta.

Imagem ilustrativa da imagem Universidade Senai Cimatec é lançada oficialmente nesta quarta-feira
| Foto: Gustavo Zambianco | Ag. A TARDE

A transição de Centro Universitário para Universidade permite à instituição expandir a oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados), intensificar projetos de pesquisa e inovação, fortalecer parcerias estratégicas e criar novos cursos com maior autonomia acadêmica.

A mudança também ampliar conexões com universidades estaduais, nacionais e internacionais no que tange as atividades de cunho acadêmico-científico; facilitar parcerias internacionais, intercâmbios e programas de cooperação acadêmica global; valorização do diploma; possibilidade de uma formação acadêmica mais completa; além de promover maior impacto social e econômico.

"Um aluno preparado, qualificado para os objetivos que a gente se coloca, que é atender ao mercado, de preferência ao mercado industrial, de atender às próprias necessidades que o Cimatec tem no desenvolvimento de pesquisas, de inovação, de busca de soluções. Então, o que se busca aqui é conduzir toda a prática acadêmica voltada para esse ambiente e que esses profissionais possam não só atender essas necessidades do Cimatec enquanto uma instituição de ciência e tecnologia, mas também atender a nossa indústria que requer profissionais habilitados nos tipos de cursos, seja de graduação, de mestrado, doutorado, aperfeiçoamento, MBA, que são desenvolvidos aqui para atender o mercado", conclui.

A vice-reitora da universidade Senai Cimatec, Josiana Dantas, também falou com o Portal A TARDE sobre a tragetória do Cimatec até se tornar universidade.

"Desde quando nos tornamos um centro universitário, nosso principal objetivo é ser uma universidade, agora que atingimos esse objetivo, quer dizer que nós temos uma atuação muito forte na pesquisa científica, na parte toda de ciência, na parte de formação de pessoas, e na atuação muito da pós-graduação de mestrado e doutorado, logo, nós sempre costumamos dizer assim que a nossa universidade já nasceu grande, porque, nós já atuávamos em pesquisa, ensino, extensão, antes de sermos universidade em si."

Vice-reitora da Universidade Senai Cimatec, Josiana Dantas
Vice-reitora da Universidade Senai Cimatec, Josiana Dantas | Foto: Divulgação

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

fieb Piatã senai cimatec universidade senai cimatec

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) Carlos Henrique Passos
Play

Bahia encerra 2024 com recorde no Enem e foco na aprendizagem para 2025

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) Carlos Henrique Passos
Play

Bahia teve 100% de alunos do 3º ano inscritos no Enem, diz ministro

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) Carlos Henrique Passos
Play

Professores municipais de Porto Seguro cobram pagamento de precatórios

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) Carlos Henrique Passos
Play

Como a folha da goiabeira se transformou em protetor solar

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA