APONTA RANKING
USP sobe 30 posições e é a melhor universidade da América Latina
Ranking QS World analisou mais de 17 milhões artigos científicos e ouviu opiniões de especialistas
A USP agora é considerada a melhor universidade da América Latina. A universidade subiu 30 posições no ranking da universidade QS World. A lista atualizada para o ano de 2024 foi divulgada nesta terça-feira, 27, e a USP está na 85° posição de instituição de ensino superior do mundo.
Na edição de 2023, a universidade era a terceira mais bem colocada da América Latina e ocupava a marca 115, ficando atrás da Universidade de Buenos Aires (UBA) e da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam).
O ranking QS World analisou mais de 17 milhões artigos científicos publicados e também foram ouvidas opiniões de 240 mil especialistas para construir o ranking. A organizadora da lista implementou três novas métricas neste ano, que são sustentabilidade, desfecho empregatício e rede de pesquisa internacional.
A Universidade da Califórnia, Berkeley, foi a mais bem colocada no quesito sustentabilidade. No ranking geral, a instituição figura como a 10° melhor do mundo na versão mais recente. Em 2023, estava na posição 27.
Em nível mundial, a Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) é a primeira colocada em 2024, posto que ocupa há 12 anos. Em seguida, há a Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Oxford, Harvard e Stanford completam a lista dos cinco melhores centros universitários em 2024.
O QS World também chama atenção para as instituições árabes, apontando-as como cada vez mais competitivas. Na Ásia, a Universidade Nacional de Singapura aparece como a melhor da região e subiu da posição 11 para a 8 no novo ranking. Já na África, o QA World informa que 75% das instituições do continente apresentaram melhora nas suas métricas de excelência.
Assuntos relacionados
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro