ELEIÇÕES
“Abaixo do previsto”, diz Otto sobre prefeitos eleitos do PSD na Bahia
Sigla elegeu 114 prefeituras, superando a marca de 108 prefeituras atingidas em 2020
Por Lula Bonfim e Flávia Requião
Destaque como o maior partido da Bahia em número de prefeituras, o PSD elegeu, neste domingo, 6, 114 prefeitos, superando a marca de 108 prefeituras atingidas em 2020. Apesar do resultado, o líder da sigla, o senador Otto Alencar, afirmou, na manhã desta segunda-feira, 7, em conversa com o Portal A TARDE, que o dado foi abaixo do esperado.
“Nós disputamos as eleições com 225 candidatos e candidatas, prefeitos e prefeitas. E o nosso desempenho foi até abaixo do previsto. A minha previsão era que nós poderíamos fazer até 130 prefeitos [fizeram 114]. Houve alguns municípios que perdemos por 70 votos. Mas nós temos que agradecer aos vereadores, prefeitos eleitos, mas também acolher aqueles que não foram eleitos”, disse.
Leia mais
>> Jerônimo supera Rui e elege 309 prefeitos; PSD lidera ranking isolado
Mesmo com as expectativas não alcançadas, para Otto, o resultado ainda sim foi excelente e reforçou a importância da participação de líderes da base para alcançar a quantidade de gestões em 2024.
“Sem dúvida, ninguém ganha sozinho. Houve a participação de outras lideranças, como o próprio governador Jerônimo e o ministro Rui Costa. O PSD tem bons quadros e a maioria dos prefeitos foram reeleitos. Teve uma que me chamou muita atenção, que foi em Lençois, em que a prefeita se reelegeu com mais de 80% dos votos”
Otto também ressaltou que agora o momento também é de acolhimento aos candidatos dos municípios que não conseguiram a vitória nas urnas este ano e antecipou que se reunirá com os deputados estaduais e federais, “para que eles conversem com aqueles que não conseguiram, para que eles se sintam acolhidos”.
“É procurar ajudar os que ganharam e acolher os que perdem. Com esses que perdem, precisamos ter um olhar mais cuidadoso. Uma derrota abala muito qualquer um. E vamos ter que, de alguma forma, acolher os amigos, conversar, e tocar a vida para frente”.
Nas eleições deste ano, o PSD ficou liderou como a sigla com mais prefeituras no Brasil, e na Bahia não foi diferente. O crescimento reforça o partido na briga por um concorrido espaço na chapa majoritária da base aliada em 2026.
Leia mais
>> Após derrota, Geraldo diz ter enfrentado favoritismo de Bruno Reis
Em segundo lugar, bem distante do primeiro, aparece o Avante, que elegeu 60 prefeitos, muito mais do que os quatro eleitos em 2020. A legenda foi turbinada com a chegada do ex-deputado federal Ronaldo Carletto, ex-PP, em 2023. Com o apoio de Rui e Jerônimo, a legenda filiou diversas lideranças do interior e alcançou o posto de segundo partido com mais prefeituras na Bahia.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes