ZERADOS
Bahia tem o maior número de candidatos sem nenhum voto
Mais de 1,6 mil candidatos não votaram nem em si mesmo
Por Da Redação

Mais de 1,6 mil candidatos ao cargo de vereador nas eleições municipais deste ano não tiveram sequer um voto e a maior parte deles está na Bahia. É o que mostra o levantamento do Metrópoles junto a dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgados na segunda-feira, 7.
Leia mais
>> Governo e oposição se mobilizam para vencer eleição em Camaçari
>> No interior da Bahia, 1º turno é marcado por clima ameno
>> Vereador é reeleito, mas morre poucos minutos após apuração
De acordo com a pesquisa, a Bahia aparece na liderança, com ao menos 268 candidatos sem qualquer registro de votos. Outros 214 concorriam em cidades de São Paulo e 193 disputavam em municípios mineiros.
Já em relação ao gênero, há um maior equilíbrio, uma vez que o levantamento identificou 843 candidatos que não registraram qualquer voto e 802 candidatas.
Ainda que não tenham computado um voto sequer, mais de 400 candidatos a vereador garantiram a suplência. Apesar de em tese os suplentes poderem assumir o cargo que pleiteavam na ausência do titular, por exemplo, no caso de morte ou licença para assumir outro posto, na prática a legislação eleitoral exige que, para o cargos no Legislativo, os candidatos alcancem pelo menos 10% do quociente eleitoral para ter direito ao mandato.
Apesar de curioso, o fato de um candidato não votar nem mesmo em si não representa ilegalidade. Ainda assim, em pleitos anteriores, a falta de votos aliada a um grande volume de receitas serviu de indício do uso de candidaturas laranjas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes