ELEIÇÕES
Saiba o que pode acontecer com Datena após agredir Pablo Marçal
Cena aconteceu durante debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo
Por Wiliam Falcão | Portal MASSA! | Da Redação
A cena de agressão protagonizada por José Luiz Datena (PSDB) contra Pablo Marçal (PRTB), durante o debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, neste domingo, 15, gerou questionamentos por parte dos eleitores e espectadores sobre o que pode acontecer com o tucano.
Leia mais
>> Vídeo: Datena dá cadeirada em Pablo Marçal durante debate
>> Marçal surge com braço imobilizado após ser agredido por Datena
>> Após 'cadeirada' de Datena, Marçal diz que fraturou costela e vai a ambulância
Em entrevista ao Portal MASSA!, do Grupo A TARDE, o advogado eleitoralista Thiago Bianchi detalhou as possíveis punições ao candidato do PSDB pelo episódio.
“As penas do artigo 301 do Código Eleitoral varia de um a quatro anos de reclusão e multa e o artigo 359-P do Código Penal varia de três a seis anos de reclusão e multa. O artigo 129 do Código Penal, que trata da lesão corporal, varia de três meses a um ano de detenção”, explicou.
O advogado disse ainda destacou que, provavelmente, o caso será tratado como crime eleitoral. “É importante destacar que as ações penais eleitorais são de competência exclusiva do Ministério Público Eleitoral o seu respectivo ajuizamento. Então, se houver a representação do candidato Marçal ou se o membro do Ministério Público Eleitoral entender a prática de um crime eleitoral, poderá haver a promoção da denúncia em desfavor do Datena e eventual responsabilização pelos atos cometidos”, completou.
Thiago Bianchi pontuou que a agressão pode ser enquadrada no artigo 301 do Código Eleitoral, que “trata do uso de violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar ou não votar em determinada pessoa”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes