Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > EMPREGOS & NEGÓCIOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EMPREGOS & NEGÓCIOS

Páscoa de 2023 bate recorde de lançamentos de chocolates

São 163 novidades dentro do total de 440 itens colocados no mercado pela indústria

Júlia Isabela*

Por Júlia Isabela*

02/04/2023 - 5:15 h
Alexandre pontua que a Mendoá aumentou a produção com a expectativa de elevar as vendas em 50%
Alexandre pontua que a Mendoá aumentou a produção com a expectativa de elevar as vendas em 50% -

A Páscoa deste ano ainda nem começou oficialmente, mas já bateu recorde. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o número de lançamentos de produtos de chocolate para o período é o maior desde 2015. São 163 novidades entre o total de 440 itens de Páscoa colocados no mercado pela indústria.

Além disso, de acordo com um mapeamento realizado pela consultoria KPMG, encomendado pela Abicab, para suprir a demanda, as fábricas de chocolate geraram aproximadamente 8 mil empregos temporários visando a produção de itens para a Páscoa deste ano.

Tudo sobre Empregos & Negócios em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A Abicab representa os principais fabricantes de chocolate do país, das esferas pública e privada, e corresponde atualmente a 92% do mercado nacional. Ubiracy Fonsêca, presidente da associação, explica o grande número de lançamentos feitos pela indústria de chocolates esse ano, que tem origem nas análises feitas pelas áreas de marketing das empresas para identificar os nichos de consumidores a serem atendidos.

“(Os lançamentos) são produtos novos para o nicho dos veganos, para as pessoas que precisam muitas vezes do chocolate sem lactose, do diet, do light, são várias alternativas. Produtos também com brindes, com personagens que estão atualmente em alta. Claro que também temos ovos de chocolates tradicionais, de marcas tradicionais no mercado, mas são muitas novidades para que o consumidor tenha a sua opção de escolha, com uma variedade imensa de tamanhos, embalagens, formatos, marcas e brindes”, diz Fonsêca.

Sobre o número de aproximadamente 8 mil empregos temporários gerados, o presidente da Abicab ressaltou sua importância nesse momento da economia, de desemprego alto, e acredita que com isso o setor está contribuindo para o PIB brasileiro. “É bom lembrar que desses empregos que são oferecidos aí de maneira temporária, muitos deles (funcionários) são efetivados, depende muito de como eles encaram o desafio, para muitos é o primeiro emprego. Então as empresas ficam observando o tipo de comprometimento, capacidade, e o empenho de cada um”.

Ademais, cerca de 82,5 mil postos de trabalho foram abertos para atender a demanda do período da Páscoa neste ano, nos setores da alimentação, comércio e serviços, de acordo com um levantamento realizado pelo Empregos.com.br (portal de recrutamento e seleção de vagas). O número representa crescimento de 175% em relação à mesma janela temporal de 2022.

Com relação às vendas, no período de Páscoa do ano passado, foram comercializadas cerca de 10 mil toneladas de ovos no Brasil, segundo a Abicab, um crescimento de 13% sobre 2021. Apesar de ainda não existirem números oficiais sobre as vendas deste ano, Fonsêca está otimista e acredita que o feriado de 2023 também terá aumento em relação ao ano passado.

”Livre de restrições”

“As vendas têm crescido nas últimas Páscoas, sempre uma cresce em relação a outra. Nós acreditamos que essa tendência deverá continuar. Além do mais, esse ano é o primeiro ano depois de três anos de pandemia e nós vamos ter uma Páscoa totalmente livre de qualquer restrição dos consumidores”, projeta.

O presidente da Abicab ainda destaca a Bahia como o estado mais importante e com o maior número em termos de consumo de chocolate no Nordeste, sendo uma área essencial para o setor. Nesse sentido, a confeitaria Seu Mundo Zero, com uma franquia localizada no Shopping Paralela, faz parte das empresas que visam a inclusão do público consumidor que foge do tradicional e busca opções mais saudáveis.

“Estamos apostando numa Páscoa promissora porque para o nosso ramo de atividade essa data representa uma das melhores épocas para gerar bons lucros. A expectativa é atrair muitos clientes já que nossa marca é novidade na cidade, trazendo produtos diferenciados e inclusivos (somos a maior rede de confeitaria e chocolates inclusivos do Brasil), com preços competitivos”, diz a dona da loja, Camila Oliveira.

Camila explica que todos os produtos da marca são inclusivos, ou seja, 100% sem lactose, sem glúten, sem adição de açúcar e sem soja. “Trouxemos uma coleção pensada em mostrar que o saudável também pode ser saboroso, com produtos feitos com insumos selecionados e de qualidade para conquistar o paladar de diversos perfis de consumidores, não só dos que têm algum tipo de intolerância ou celíacos, mas também de quem busca uma alimentação mais saudável”.

Os itens da marca em destaque para esta Páscoa são os ovos na versão trufada, nos sabores de Nutella Crocante, Palha Italiana Duo e Cookies and Cream, fazendo uma releitura dos produtos que são campeões de venda na loja.

A expectativa também é boa para a Mendoá Chocolates, que fica no Salvador Shopping. A loja, de forma similar, também se preocupa em possuir produtos inclusivos no seu catálogo de opções e acredita que irá aumentar as vendas de Páscoa em 50% neste ano.

“Depois da pandemia, as pessoas começaram a se preocupar ainda mais com sua alimentação. Para esse ano, essa tendência continua fortemente, pois já percebemos o crescimento na procura por alimentos saudáveis, sem glúten, sem lactose e sem aditivos químicos. Nossa produção aumentou entre 35% a 40% em relação ao ano passado e nossa expectativa é aumentar em 50% o número das vendas de Páscoa este ano”, diz o gerente de produção da Mendoá, Alexandre Soeiro.

A marca contratou mais funcionários para a sua fábrica, devido à demanda, e está oferecendo promoções comemorativas: 15% de desconto nos itens avulsos e combos especiais de Páscoa, tanto no site quanto na loja física. Além disso, decidiu atender aos pedidos dos clientes e voltou com um produto querido pelo seu público, o ovo 55% cacau com Laranja Orgânico.

Já a Kopenhagen do Shopping Paralela possui expectativa de crescimento de 15% em relação à Páscoa de 2022. Além disso, a marca contratou 30% a mais do efetivo, de funcionários temporários, para as sete operações que possuem em Salvador e em Lauro de Freitas.

“A Páscoa Kopenhagen conta com portfólio de 50 itens, uma seleção de produtos para todas idades, gostos e preços para tornar esse momento ainda mais especial e uma experiência única”, conta Letícia Galvão, gerente comercial da loja.

Para celebrar o aniversário da marca, a empresa desenvolveu um dos grandes destaques do seu catálogo de produtos para a Páscoa deste ano, uma edição especial do ovo 95 anos da Kopenhagen, que tem 1,5 kg e custa R$ 699,90. O produto traz a combinação do tradicional chocolate ao leite com bombons clássicos que fazem parte da história da marca.

*Sob supervisão da editora Cassandra Barteló

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Alexandre pontua que a Mendoá aumentou a produção com a expectativa de elevar as vendas em 50%
Play

Programa Acredita busca facilitar empreendedorismo no país

Alexandre pontua que a Mendoá aumentou a produção com a expectativa de elevar as vendas em 50%
Play

Empreendedoras negras revelam novos olhares sobre a beleza feminina

Alexandre pontua que a Mendoá aumentou a produção com a expectativa de elevar as vendas em 50%
Play

Feira reúne pequenos negócios das cadeias produtivas do estado

Alexandre pontua que a Mendoá aumentou a produção com a expectativa de elevar as vendas em 50%
Play

“Teremos um período de incerteza na aplicação das novas regras”, diz juiz

x