ASSUNTO SÉRIO
Está com coceira íntima igual a Raquel? Saiba causas e tratamento
Ao Portal A TARDE, ginecologista falou o que pode ter causado essa reação na irmã de Davi Brito
Por Edvaldo Sales
Viralizou nas redes sociais vídeos de Raquel Brito, participante do reality A Fazenda 16, coçando as partes íntimas diversas vezes e, apesar de a sua mãe, Elisangela Brito, dizer que é “mania” da jovem, os internautas ficaram preocupados com a peoa, assim como os seus colegas de confinamento.
Leia também:
>> “Fazia miséria”, diz Raquel sobre época de solteira
>> Raquel Brito choca com declaração sexual: “Difícil de fechar na mão”
>> Camila Moura indica pomada íntima para Raquel Brito tratar coceira
O Portal A TARDE conversou com o ginecologista Alexandre Amaral para entender o que pode ter causado essa reação na irmã de Davi Brito. Segundo ele, a coceira nas partes íntimas femininas pode ser causada por diversas condições, que nem sempre estão relacionadas a algum problema de saúde.
“Pode surgir como sintoma de uma dermatite de contato, causada por uma reação alérgica a sabonetes perfumados, cremes, absorventes e roupas íntimas sintéticas, ou até mesmo uma reação após a depilação, principalmente se foi feita com lâmina”, detalhou.
Se a coceira é intensa, pode ser um sinal de infecção fúngica, a candidíase, que é uma das principais causas de coceira vulvovaginal. Também pode ser causada por uma vaginose bacteriana, alterações hormonais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Tratamento
O profissional explicou que para tratar é necessário identificar a causa do problema após uma avaliação médica. Segundo Alexandre, para prevenir, o mais importante é manter o pH vaginal em equilíbrio, fazer uma higiene adequada diariamente, evitando produtos perfumados e duchas vaginais.
“Preferir roupas íntimas de algodão, ter práticas sexuais seguras, usar preservativos para evitar ISTs e até adotar hábitos alimentares que fortalecem a imunidade, com alimentos ricos em probióticos e nutrientes, para manter a flora vaginal em equilíbrio”, recomendou o ginecologista.
Alexandre Amaral enfatizou ainda que coçar as partes íntimas pode ocasionar problemas na região. “Embora gere um pouco de alívio na hora, coçar ou esfregar acaba piorando a situação. Isso porque além de machucar a região, deixa ela mais sensível, mais inflamada e pode gerar ainda mais incômodos”, alertou.
Além disso, ele afirmou que o ato de coçar a região pode facilitar o caminho para as infecções. Isso ocorre porque, conforme o profissional, a pele sensível da área genital pode ser facilmente danificada, criando pequenas fissuras que aumentam o risco de infecção por bactérias ou fungos.
O ideal mesmo é que, se a coceira for frequente, a paciente busque ajuda profissional para descobrir a causa e iniciar o tratamento adequado.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes