Automobilismo na capital e no interior é destaque da agenda de esporte | A TARDE
Atarde > Esportes

Automobilismo na capital e no interior é destaque da agenda de esporte

Basquete, ciclismo e futebol completam a lista de eventos apoiados pela Sudesb

Publicado sexta-feira, 29 de setembro de 2023 às 16:07 h | Autor: Da Redação
competições do automobilismo acontecem neste fim de semana
competições do automobilismo acontecem neste fim de semana -

As competições do automobilismo baiano marcam o final de semana da agenda esportiva com eventos no interior e na capital baiana, apoiados pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Em Salvador, acontece, a quinta edição do Rally Salvador no domingo, 01, com a largada no estacionamento do Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, às 9h, e a chegada no Shopping Paralela.  

A única prova de rally urbano de Salvador e a maior do mundo em número de inscritos, com 75 carros, superando a média de 50 carros das competições europeias, vai passar pelos principais pontos turísticos e vias da capital baiana, como, por exemplo, o Centro Administrativo da Bahia (CAB), a Av. Paralela, o Comércio e o Centro Histórico, entre outros espaços que serão apresentados no dia da prova. Os pilotos vão seguir as velocidades e o trânsito no fluxo normal das vias da capital baiana. 

Com a disputa das categorias aventura 4x4, turismo 4x2, imprensa e carros antigos, também serão definidos os campeões das categorias 4x4 e 4x2 da Copa Baiana de Rally de Aventura 2023, da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB). O organizador da prova, Roberto Cunha, pontua o slogan “Conheça Salvador de uma forma diferente” para explicar o formato cultural do rally de aventura em um roteiro com tarefas. Entre elas, a tarefa solidária, que vai arrecadar alimentos em troca de pontos para as Obras Sociais Irmã Dulce. 

“Essa surpresa de 75 carros largando é graças ao apoio fundamental do Governo do Estado, por meio da Sudesb, que é uma grande incentivadora do automobilismo no estado. É um circuito bem bacana, lembrando que não é um rally de velocidade, é de aventura. Não adianta acelerar demais. As pessoas vão acompanhando e conhecendo a cidade ao seguir suas planilhas”, comenta Roberto. 

Já no interior do estado, em Vitória da Conquista, no Kartódromo Leandro Merlo, a Copa Baiana de Hot Lap 2023 acontece neste sábado, 30, a partir das 8h, com o aquecimento, e das 10h30 com as baterias. Ao todo, 18 veículos disputam as cinco categorias da competição, que preenche uma lacuna de mais de 45 anos sem um evento de circuito de carros em pistas com curvas, retas e aceleração, que, antigamente, aconteciam em lugares marcantes, como na Av. Centenário, segundo o organizador da prova, Diego Freitas. 

“A Hot Lap traz de volta essa emoção dentro de um kartódromo com um carro por vez, competindo pela melhor volta cronometrada em uma tecnologia super moderna, sem a possibilidade de falha humana. As melhores voltas são computadas e decidem os pódios de cada categoria. É um investimento muito forte que colocamos na prova e a Sudesb foi fundamental nessa prova de Vitória da Conquista. A qualidade está altíssima”, afirma Diego. 

Basquete – Salvador também tem um final de semana agitado com a bola laranja. A quarta etapa do Campeonato Baiano de Basquete 3x3 acontece entre esta sexta-feira, 29, e o domingo, 01, no Instituo Liderança, em Lauro de Freitas. A programação inicia na sexta-feira das 13h às 17h, com a categoria sub-16 masculino. Já no sábado, 30, as categorias sub-18, masculino e feminino, entram em quadra a partir das 13h até por volta das 19h, enquanto, no último dia de competição, é a vez das categorias sub-23 e adulto masculino das 9h às 13h.  

Os campeões de cada categoria em cada etapa se classificam para a etapa final na próxima semana. Já no sábado, 30, também acontece a segunda seletiva do Rei da Quadra, em formato de desafio X1 (um contra o outro), a partir das 17h, que classifica para a Grande Final, com premiação em dinheiro, no Wet’n Wild. 

Completando a programação do basquete baiano da Federação Bahiana de Basketball (FBB), a segunda rodada do Campeonato Bahiano de Basquete Adulto e Base Masculino e Feminino 2023 acontece durante as manhãs e tardes deste sábado, 30, e domingo, 01, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. Estarão em quadra as categorias sub-16 masculino, sub-16 feminino, sub-18 masculino, sub-23 masculino e adulto masculino em 12 partidas, seis em cada dia. 

Ciclismo – O XCO AG Sport acontece neste final de semana na região do Sisal, em Conceição do Coité, válido como a sexta etapa do Campeonato Baiano da Federação Baiana de Ciclismo (FBC). Com os reconhecimentos do terreno nesta sexta-feira, 29, 28 categorias pedalam entre o sábado, 30, e o domingo, 01.  

No primeiro dia de provas, a partir das 13h, as categorias infanto juvenil (masculino e feminino), master (D1 e D2), nelore 95+, turismo (A, B e C), juvenil (masculino e feminino) e master feminino (A, B e C) disputam os pisos acidentados, enquanto pela manhã as crianças de 2 a 12 anos vivem a experiência. Já no último dia de prova, a partir das 8h30, é a vez das baterias da e-bike, elite feminino, sub-23 feminino, junior feminino, máster (A1, A2, B1, B2, C1 e C2), sub-30, junior masculino, sub-23 e elite masculino. 

Futebol Feminino – O Estádio de Pituaçu sedia a segunda partida da grande final do Campeonato Baiano de Futebol Feminino 2023 neste domingo, 01, às 16h. As jogadoras do Esporte Clube Bahia e do Esporte Clube Vitória fazem o segundo jogo do clássico BAVI, que decide o título baiano deste ano. A equipe do tricolor baiano está na vantagem após o triunfo por 2x1, no último domingo, no Estádio Manoel Barradas, o Barradão. 

Publicações relacionadas