EM CASA, MANDO EU!
Bahia lidera estatística e figura como o melhor mandante do mundo
Esquadrão de Aço mostra poder ofensivo em casa e lidera ranking mundial de gols
Por Téo Mazzoni

O Bahia é o melhor mandante do mundo em 2025 — pelo menos no que se refere ao quesito gols marcados. Com o triunfo por 1 a 0 sobre o Ceará, na Arena Fonte Nova, na noite desta quarta-feira, 20, a equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni alcançou seu 61º gol marcado em casa na temporada.
No ano de 2025, nenhum clube no mundo marcou mais gols que o Esquadrão jogando como mandante. O Tricolor de Aço chegou a essa expressiva marca em 30 partidas disputadas, o que configura uma média de aproximadamente 2,03 gols por jogo.
Relembre as cinco principais goleadas do Bahia na temporada:
- Bahia 6 a 0 Colo-Colo — Campeonato Baiano
- Bahia 5 a 1 América-RN — Copa do Nordeste
- Bahia 4 a 0 Sampaio Corrêa — Copa do Nordeste
- Bahia 4 a 0 Paysandu — Copa do Brasil
- Bahia 3 a 0 Juventude — Campeonato Brasileiro / Bahia 3 a 0 The Strongest — Libertadores
O Bahia, no entanto, não está isolado no topo. Isso porque o Estrela Vermelha, da Sérvia, divide o posto com o clube, somando os mesmos 61 gols marcados em partidas como mandante no ano. O Esquadrão não é o único brasileiro presente na lista, já que o Flamengo aparece em 11º lugar, com 46 gols em 24 jogos, 15 a menos que o Esquadrão.
Veja a lista completa:
- Bahia — 61 em 30 partidas
- Estrela Vermelha — 61 em 19 partidas
- Barcelona — 53 em 17 partidas
- Buriram — 53 em 16 partidas
- Celtic — 49 em 18 partidas
- KR — 48 em 14 partidas
- Universidad de Chile — 48 em 20 partidas
- Valur — 48 em 16 partidas
- Al Hilal — 47 em 14 partidas
- KÍ — 47 em 14 partidas
- Flamengo — 46 em 24 partidas
- PSV — 46 em 19 partidas
Leia Também:
Time com mais gols ainda apresenta fragilidades ofensivas
Apesar de liderar a estatística de mais gols marcados em casa no ano de 2025, o setor ofensivo do Bahia, por muitas vezes, já deixou a desejar. Há um mês, quando empatou sem gols contra o América de Cali, na Arena Fonte Nova, o técnico Rogério Ceni comentou sobre a falta de efetividade do time no último terço do campo.
Contra a equipe colombiana, o time finalizou 23 vezes, mas apenas sete desses chutes foram em direção à meta adversária, o que equivale a aproximadamente 30% de efetividade na pontaria. Na época, Ceni afirmou que o time finaliza muito, mas não tão bem.
Inclusive, essa não foi a primeira vez que o treinador comentou sobre o assunto. Em maio, após a derrota para o Grêmio, em uma partida em que o Esquadrão criou diversas oportunidades para marcar, mas não conseguiu balançar a rede adversária, Ceni lamentou a falta de assertividade nas finalizações:
Precisamos escolher melhor a maneira de finalizar
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes