SUL-AMERICANA 2025
Empate sem gols expõe fragilidade ofensiva do Bahia
Tricolor pressiona, cria chances, mas não balança as redes na Arena Fonte Nova
Por Téo Mazzoni

O empate sem gols do Bahia contra o América de Cali, na noite desta terça-feira, 15, na Arena Fonte Nova, em duelo válido pela fase de playoff da Copa Sul-Americana, reacendeu um debate que estava "adormecido" entre a torcida tricolor devido aos bons resultados recentes: a falta de efetividade nas finalizações.
Contra a equipe colombiana, o time comandado por Rogério Ceni finalizou 23 vezes, mas apenas sete desses chutes foram em direção à meta adversária, o que equivale a aproximadamente 30% de efetividade na pontaria.
Após o jogo, o técnico Rogério Ceni falou, durante a coletiva de imprensa, sobre a pontaria e destacou que a ausência de uma referência na área (Willian José) fez falta ao Bahia: “Finalizamos muitas vezes, mas não tão bem [...] A gente sofreu por não ter uma referência na área, giramos muito a bola, tentamos, bola na trave do Kayky”.
Nos faltou melhor finalização, mais referência dentro da área contra um time que joga em linha baixa
Essa não foi a primeira vez que o comandante tricolor falou a respeito das finalizações do Bahia. Em maio, após a derrota para o Grêmio, em partida que o Esquadrão criou diversas oportunidades para marcar gols, mas não conseguiu estufar a meta adversária, o treinador já havia lamentado a falta de assertividade nos chutes à gol.
Precisamos escolher melhor a maneira de finalizar
Pontaria em xeque? Bahia só passou em branco 8 vezes no ano
A falta de efetividade na conversão das finalizações não é nenhuma novidade para a torcida azul, vermelha e branca. Mesmo nos dois últimos triunfos após o retorno do recesso, isso também ficou evidente.
Durante as partidas contra Fortaleza e Atlético-MG, o Esquadrão teve diversas oportunidades de liquidar os duelos, mas, devido à falta de pontaria, chegou a correr riscos ao longo dos jogos.
Leia Também:
Apesar de o debate não ser recente, essa foi apenas a oitava partida do Bahia sem marcar gols no ano. Desconsiderando os jogos em que entrou em campo com uma equipe alternativa, o elenco principal já disputou 43 partidas em 2025.
Portanto, mesmo que a discussão quanto à pontaria do Tricolor de Aço seja algo recorrente, apenas 18% dos confrontos na atual temporada terminaram sem pelo menos um gol do Esquadrão. No período, o Bahia marcou 73 gols.
Confira:
- Empate vs América de Cali – 0x0 – Copa Sul-Americana 2025
- Derrota vs Grêmio – 1x0 – Brasileirão 2025
- Derrota vs Atlético Nacional – 1x0 – Libertadores 2025
- Derrota vs Flamengo – 1x0 – Brasileirão 2025
- Derrota vs Cruzeiro – 3x0 – Brasileirão 2025
- Empate vs Boston River – 0x0 – Libertadores 2025
- Empate vs Juazeirense – 0x0 – Copa do Nordeste 2025
- Empate vs Vitória – 0x0 – Campeonato Baiano 2025
Ceni confia na vaga, mas reconhece desafio na Colômbia
Independentemente da falta de pontaria nas finalizações e do empate amargo, o treinador Rogério Ceni ressaltou o controle do Bahia na partida e afirmou que se mantém confiante para conquistar a classificação fora de casa.
“Não foi um jogo fora de série, mas tivemos controle. Nos faltou um pouco de sorte e capricho. O jogo não acabou, continua fora de casa. Podemos conseguir a classificação fora de casa, não vejo isso como impossível”, comentou o comandante.
No entanto, apesar de acreditar na classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana, a missão não será nada fácil. Em 2025, o América de Cali perdeu apenas um jogo sob seus domínios — no Estádio Olímpico Pascual Guerrero —, contra o Tolima, em duelo válido pela fase Apertura do Campeonato Colombiano.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes