ESPORTES DE INVERNO
Brasil conquista medalha inédita na Copa do Mundo de Snowboard
Brasileiro leva bronze na etapa de Calgary no mundial de Snowboard Halfpipe

Por Redação

O snowboard brasileiro viveu um momento histórico no último sábado, 3, no Canadá. Na etapa de Calgary da Copa do Mundo de snowboard halfpipe, Pat Burgener garantiu a medalha de bronze e colocou, pela primeira vez, o Brasil no pódio da competição.
O atleta somou 79,25 pontos na final e ficou atrás apenas do australiano Valentino Guseli, que levou o ouro com 87,75, e do suíço David Hablützel, prata com 80,00.
O resultado reforça o bom momento do snowboard nacional às vésperas do ciclo olímpico. Desde 2025, Burgener passou a defender oficialmente a bandeira brasileira e desponta como uma das principais esperanças do Time Brasil para os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026, que serão disputados entre 6 e 22 de fevereiro, na Itália.
Nascido na Suíça e filho de mãe brasileira, Pat, de 31 anos, já possui um currículo expressivo no cenário internacional. Antes de optar por representar o Brasil, conquistou duas medalhas de bronze nos Campeonatos Mundiais de Snowboard, em 2017 e 2019, competindo pela Suíça. Além disso, foi quinto colocado nos Jogos Olímpicos de PyeongChang 2018 e terminou na 11ª posição em Pequim 2022.
Leia Também:
A etapa de Calgary foi a terceira da temporada da Copa do Mundo. Antes do bronze no Canadá, o brasileiro já havia ficado muito perto do pódio ao terminar na quarta colocação em dezembro, na prova disputada em Secret Garden, na China. A próxima competição do circuito está marcada para Aspen, nos Estados Unidos, com início previsto para o dia 7 de janeiro.
Outro brasileiro em ação foi Augustinho Teixeira. Apesar de não pontuar na etapa canadense e perder uma posição no ranking, ele segue dentro da zona de classificação para os Jogos de Milão-Cortina, ocupando atualmente a 22ª colocação. A próxima etapa da Copa do Mundo será disputada em Copper, nos Estados Unidos, com a classificatória marcada para o dia 17, às 16h, no horário de Brasília.
Conhecido como “surfe na neve”, o snowboard é praticado sobre uma prancha em superfícies nevadas e conta com diferentes modalidades. No halfpipe, os atletas realizam descidas em estruturas em formato de meia-lua, executando saltos e manobras aéreas que são avaliados por critérios técnicos e de dificuldade.
Calendário das próximas etapas da Copa do Mundo:
- 7 a 10 de janeiro de 2026 – Aspen Snowmass (EUA)
- 15 a 18 de janeiro de 2026 – Laax (Suíça)
- 7 a 8 de março de 2026 – Ban-K (Japão)
- 26 a 29 de março de 2026 – Silvaplana (Suíça)
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



