Câmara concede título de cidadão honorário a Lewis Hamilton | A TARDE
Atarde > Esportes

Câmara concede título de cidadão honorário a Lewis Hamilton

Gesto adotado por Hamilton no GP do Brasil de 2021 motivou a proposta

Publicado quinta-feira, 09 de junho de 2022 às 20:58 h | Atualizado em 09/06/2022, 21:02 | Autor: Da Redação
Piloto inglês disse esta lisonjeado em receber o titulo honorário de cidadão brasileiro
Piloto inglês disse esta lisonjeado em receber o titulo honorário de cidadão brasileiro -

Nesta quinta-feira, 9,  a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de resolução que concede ao britânico e heptacampeão mundial, Lewis Hamilton, o título de cidadão honorário.

A proposta de autoria do deputado André Figueiredo (PDT-CE), se justifica na homenagem feita por Hamilton a Ayrton Senna, no último GP de São Paulo, em 2021. Na ocasião, o piloto usou um capacete com as cores do Brasil e repetiu o gesto de carregar a bandeira brasileira em uma volta de consagração pelo autódromo, após a vitória.

Relator do projeto, o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), contou que Hamilton tem uma proximidade “profunda” e “emocionalmente forte” com o Brasil.

“O piloto também se destaca fora das pistas pelo carisma, simpatia e simplicidade, reunindo uma grande quantidade de fãs, grande parte brasileiros. Nesse sentido, consideramos a homenagem justa e merecida", afirmou o parlamentar.

Por se tratar de um projeto de resolução da Câmara e por ter sido promulgado durante a sessão, o texto não precisa passar pelo Senado. Mas, o partido Novo orientou voto contrario ao projeto. Tiago Mitraud, deputado da sigla em Minas Gerais, relata que Hamilton é um excelente piloto, mas o plenário deveria ter outras prioridades.

“Por mais que eu admire o atleta e profissional Lewis Hamilton, não acredito que devemos passar a conceder títulos de cidadão honorário a esses atletas e personalidades, ainda mais em um contexto em que acredito que o recurso que a sociedade investe nesse Congresso deveria estar sendo investido em projetos que vão mudar a vida do brasileiro “, afirmou.

Em suas redes sociais, o maior campeão da história da F1 (ao lado do alemão Michael Schumacher) não escondeu o seu amor pelo Brasil e aproveitou para postar uma mensagem de agradecimento.

“Sem palavras! Hoje eu virei cidadão honorário de um dos meus lugares favoritos no mundo. Eu não sei nem o que dizer agora. Obrigado Brasil. Amo vocês, não vejo a hora de ver vocês de novo - comemorou, Hamilton”, disse Hamilton.

Publicações relacionadas