NA DISPUTA
Catar anuncia candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de 2036
País do Oriente Médio também receberia os Jogos Paralímpicos em Doha

Em comunicado oficial divulgado nesta terça-feira, 22, o Comitê Olímpico do Catar anunciou a candidatura de Doha como sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2036. O país situado no Oriente Médio já sediou a Copa do Mundo da Fifa em 2022.
De acordo com o Sheikh Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al-Thani, Primeiro Ministro e Ministro das Relações Exteriores, o Catar pretende seguir ampliando sua atuação no cenário esportivo global.
Além do Mundial de 2022, Doha foi sede de outros grandes eventos esportivos nos últimos anos, incluindo o Mundial de Atletismo de 2019, o Mundial de Esportes Aquáticos de 2024 e o Mundial de Tênis de Mesa, em maio deste ano.
O Comitê de Candidatura do país asiático, presidido pelo sheik Joaan bin Hamad Al Thani, garante já ter 95% da estrutura necessária para sediar as Olimpíadas.
A candidatura oficial apresentada pelo Comitê Olímpico do Catar para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2036 representa um novo marco na jornada de conquistas nacionais e incorpora a posição avançada alcançada pelo Estado do Catar no cenário esportivo internacional.
Com as duas próximas edições dos Jogos Olímpicos confirmadas para Los Angeles 2028 e Brisbane 2032, as próximas competições devem acontecer na Ásia ou África, seguindo a rotatividade proposta pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Caso Doha seja confirmada como sede, vai ser a primeira edição do evento no Oriente Médio.
Leia Também:
Outros candidatos
Istambul, na Turquia, Santiago, no Chile, e Nusantara, na Indonésia, também se candidataram para receber as Olimpíadas e Paralimpíadas. Ainda não há uma data prevista para definição da sede dos Jogos de 2036.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




