NOVO REGULAMENTO
CBF ameaça mudar jogos de clubes por causa de gramados ruins; veja as punições
Clubes que descumprirem padrão de gramado podem ter estádios vetados

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou alterações no seu estatuto do futebol para o ano de 2026. A lista contém mudanças com tratativas que vão de adequações ao Protocolo Antirracismo, até medidas que normatizam a qualidade dos gramados nos estádios.
Os clubes podem sofrer impactos com essas alterações, já que podem ter os seus estádios vetados para competições oficiais caso os regulamentos de qualidade do gramado estejam abaixo do exigido.
A nova medida impacta tanto gramados naturais, quanto gramados sintéticos.
No tópico que explica a mudança da exigência na qualidade do campo, a CBF ressalta a importância da qualidade do gramado para valorizar a competição.
A CBF ainda explica que sobre a preocupação maior para a entidade ser a integridade física dos atletas, a movimentação e a rolagem da bola, Com o objetivo de assegurar a qualidade do espetáculo e também diminuir o risco de lesões.
Punições
De acordo com o Manual, caso seja detectadas desconformidades, ou caso os relatórios sejam considerados insuficientes, o clube poderá receber advertência. E em casos de reincidência, poderá sofrer sanções administrativas.
A CBF agora inclui a possibilidade de diligências, inspeções, elaboração de relatórios, advertência em caso de mau estado do gramado.
Além deste, foi colocado também a possibilidade de retirada da partida do estádio somente no caso de partidas eliminatórias.
“Em caso de reincidência, independentemente do formato da competição, a partida poderá ser retirada do local designado, cabendo ao clube indicar outro estádio que atenda ao estabelecido pela CBF, no prazo designado pela DCO, para a realização de suas partidas, podendo a CBF atribuir as sanções administrativas que considerar cabíveis para o caso concreto".
Leia Também:
Gramados sintéticos
Todas as alterações e punições previstas pela CBF valem para gramados naturais e também sintéticos.
“Os estádios poderão contar com grama artificial ou sintética se cumprirem os padrões exigidos pela FIFA, ou seja, se possuírem o FIFA FIELD CERTIFICATE (QUALITY PRO), o que deve ser enviado pelo Clube juntamente com o ofício de indicação do Estádio para a respectiva Competição, dentro do prazo designado pela CBF.”,
Na Série A, cinco clubes mandam seus jogos em estádios com gramados sintéticos. São eles: Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG, Athletico e Chapecoense.
Mais alterações
Recentemente a CBF fez alterações nas regras da Copa do Brasil, mudando a capacidade mínima que os estádios tem que comportar para poder mandar seus jogos. A capacidade mínima nas primeiras fases da competição passou de 4 mil pessoas para 2 mil pessoas.
O objetivo das mudanças é de aumentar o alcance da competição no território nacional e facilitar a logística dos times de menor estrutura. Os números mudam para cada fase da competição.
- Primeira fase - 2 mil lugares
- Segunda à quarta fase - 4 mil lugares
- Quinta fase até as quartas de final - 10 mil lugares
- Semifinal e final - 15 mil lugares
Mudança nos preços dos ingressos do Brasileirão
A CBF também fez alterações nas regras da distribuição de ingressos para o campeonato brasileiro. De acordo com a entidade, o valor do ingresso destinado ao clube visitante não poderá passar o dobro do ingresso mais barato ofertado para o time mandante, desconsiderando os preços caracterizados como "meia-entrada".
A nova medida que impacta diretamente os termos das distribuições de ingressos para as torcidas visitantes tem como objetivo padronizar a política de preços e proibir cobranças consideradas abusivas.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




