REGULAMENTO CBF
CBF toma decisão que vai mudar mais uma vez a Copa do Brasil de 2026
O regulamento da Copa do Brasil conta com uma nova alteração

Por Valdomiro Neto

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveu uma nova alteração na Copa do Brasil de 2026 depois de reformular completamente o regulamento da competição. Em medida para beneficar clubes menores, a entidade alterou no regulamento a liberação de estádios para a realização de jogos do torneio.
Para 2026, uma nova alteração está na capacidade mínima exigida dos estádios para a primeira fase da competição, impactando diretamente equipes com menor investimento.
Novas regras
O regulamento da Copa do Brasil conta com uma alteração na capacidade mínima dos estádios para receber jogos de futebol. O mínimo anterior de 4 mil lugares de capacidade caiu para 2 mil lugares apenas.
A alteração da CBF reabre espaço para estádios de pequeno porte na primeira fase da Copa do Brasil e evita que clubes menores sejam obrigados a se transportar para atuar longe de suas torcidas.
O impacto dessa mudança vai além da logística dos clubes de menor porte, impacta também a economia local das cidades que estas equipes residem, gerando movimentação na economia nos dias de jogos da Copa do Brasil.
Leia Também:
As capacidades mínimas exigidas em cada fase
Apesar da regra ter mudado para as primeiras fases da competição, as demais etapas ainda mantêm os critérios rígidos quando se trata de capacidade, acompanhando o aumento do interesse em escala nacional e da responsabilidade da operação.
- Primeira fase - 2 mil lugares
- Segunda à quarta fase - 4 mil lugares
- Quinta fase até as quartas de final - 10 mil lugares
- semifinal e final - 15 mil lugares
Os impactados com a mudança da Copa do Brasil
A expectativa com as mudanças no regulamento da CBF para a competição que mais comporta times em território nacional, é que mais estádios estejam na primeira fase, aproximando a competição de comunidades que tem menos costume de acompanhar jogos em estádios.
Este novo modelo deve ser avaliado durante as próximas temporadas. Os clubes em conjunto com as federações e CBF irão ampliar a participação regional sem comprometer a segurança, qualidade e o conforto do futebol.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



