FÓRMULA 1
Chefe da Ferrari e Hamilton tem trajetória próxima desde antes da F1
Hamilton encerrou com a Mercedes e vai para Ferrari agora em 2025
Por Redação
Com a mudança de Lewis Hamilton da Mercedes para a Ferrari a partir de 2025, Federic Vasseur, chefe da equipe italiana teve papel fundamental para a troca feita pelo britânico, segundo informações do Portal Lance!
Ambos se conheceram no início da carreira de Hamilton, antes da Fórmula 1, quando se destacaram juntos em séries de testes na jornada para o auge do automobilismo, quando em 1996, o francês fundou a ASM. Agora o britânico e o francês voltam a ser da mesma equipe.
Posteriormente, o britânico terminou em quinto lugar na Fórmula 3 Euro Series de 2004, com a Manor, e se juntou à equipe de Vasseur em 2005. Lewis também foi campeão naquele ano, em uma competição em que teve pilotos como Sebastian Vettel, Lucas Di Grassi e Adrian Suttil. Um ano depois, Lewis passou pela GP2 (atual Fórmula 2).
Ainda em 2004, Vasseur se juntou à ART Grand Prix e, pela segunda vez em dois anos, comemorou o título também com Hamilton, em 2006. No ano seguinte, Hamilton foi para a McLaren e teve uma temporada de estreia impressionante, e perdeu o título para Kimi Räikkönen por apenas um ponto.
Leia também:
>> Zagueiro Zé Marcos é anunciado como reforço pelo Vitória
Já em 2005, na AMS, pela Fórmula 3 Euro Series, Lewis Hamilton venceu 15 de 20 corridas, teve 13 poles e terminou em terceiro lugar duas vezes. Quando não foi desclassificado ou teve que retirar o seu carro, o campeão terminou no pódio todas as vezes, exceto na primeira corrida em Nürburgring.
Em 2006, na GP2, em 21 corridas, Hamilton subiu ao pódio duas vezes e terminou a temporada com cinco triunfos e uma pole position na campanha que lhe rendeu o título da categoria.
O britânico deixou a Mercedes após 11 anos de parceria e grandes feitos e foi anunciado pela Ferrari em fevereiro de 2024. Ao todo, pela escuderia alemã, foram seis títulos do campeonato de pilotos (2014 e 2015, 2017 a 2020), além do octacampeonato de construtores (2014 a 2021), 82 vitórias, 144 pódios e 77 pole positions.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes