Cidades baianas recebem torneios de polo aquático, ciclismo e ginástica | A TARDE
Atarde > Esportes

Cidades baianas recebem torneios de polo aquático, ciclismo e ginástica

Publicado sexta-feira, 22 de outubro de 2021 às 18:00 h | Atualizado em 06/12/2021, 15:37 | Autor: Da Redação
As disputas acontecem em Salvador, Praia do Forte e Barreiras | Foto: Divulgação | GOV-BA
As disputas acontecem em Salvador, Praia do Forte e Barreiras | Foto: Divulgação | GOV-BA -

A partir desta sexta-feira, 22, Praia do Forte recebe a 11ª edição do Circuito Open de Polo Aquático. Considerada a mais tradicional da modalidade no país, a competição acontece até domingo, 24. O evento abre a agenda esportiva do fim de semana na Bahia, que também inclui o Campeonato Baiano de Ciclismo e o Circuito Baiano de Ginástica.

Todos esses eventos são realizados pelas federações esportivas de cada modalidade, com apoio financeiro do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Em Praia do Forte, a competição de polo aquático ocorre em frente à Igrejinha de São Francisco de Assis, próximo ao projeto Tamar. O evento deve reunir 150 atletas de todo o Brasil com equipes masculinas e femininas.

Atual campeão do circuito, o Polo Salvador masculino enfrenta o Confiança (SE), campeão Norte e Nordeste, com jogadores que tiveram passagem pela seleção brasileira e que vão tentar conquistar pela primeira vez o título na Bahia.

No sábado, a primeira partida tem início programado para 8h30, de um total de oito jogos nos dois turnos. A competição encerra no domingo com quatro jogos sendo disputados. Ao todo, serão 15 partidas durante o final de semana.

Além dos jogos profissionais, a categoria de base também entra na disputa. Os times do Confiança (SE), Grêmio Vila (PB) e a equipe Polo Sudesb participam pelo sub-16.

Ciclismo

Organizada pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC) e chancelada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), a 1ª etapa do Campeonato Baiano de Ciclismo começa neste fim de semana, dias 23 e 24, no município de Barreiras.

As três provas do torneio serão disputadas em etapas únicas e definirão os campeões estaduais de ciclismo em cada uma dessas etapas. A de Estrada, neste fim de semana, será disputada nas corridas contra o relógio individual, no sábado, 23, das 17h às 20h, e de resistência, no domingo, 24, com início às 6h.

Já as provas GP Bahia de Ciclismo e Bahia CUP estão previstas para acontecer no dia 31 de outubro e 12 de dezembro, em Salvador e Salvador-Feira de Santana, respectivamente.

Ginástica

Já a 1ª etapa do Circuito Baiano de Ginástica terá início neste sábado, 23, com participação de ginastas que disputarão a competição de forma hibrida, com cada atleta se apresentando no ginásio esportivo onde utiliza para treinamento.

O evento vai ser disputado nas categorias baby mirim, pré-infantil, juvenil e adulto, nas modalidades de ginástica aeróbica, rítmica e artística. O Circuito Baiano terá outras três fases em formato híbrido. A quarta e última fase vai ocorrer de forma presencial, apenas com os atletas finalistas das etapas anteriores e terá transmitida pelo canal da FBG no YouTube.

Publicações relacionadas