Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESPORTES

Com recorde de atletas, Travessia Mar Grande–Salvador terá presença de Ana Marcela

Medalhista olímpica baiana é uma das atletas confirmadas

Daniel de Farias

Por Daniel de Farias

10/11/2025 - 20:27 h | Atualizada em 10/11/2025 - 21:22
Ana Marcela Cunha
Ana Marcela Cunha -

A travessia Mar Grande-Salvador tem atraído cada vez mais nadadores de outros estados do país. Após a abertura da prova para a participação de atletas de outros estados, em 2023, a prova tem contado com uma presença ainda maior de atletas ultramaratonistas de alto nível, com experiência em grandes provas ao redor do mundo.

“O interesse dos atletas de fora de participar sempre existiu, mas, após o grande sucesso das edições de 2023 e 2024, houve uma verdadeira explosão”, conta Bruno Riela, atleta, diretor da Ambiance Esporte e Eventos, que produz a travessia. A prova é promovida pelo Grupo A TARDE e conta com a organização da Viramundo.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Em 2025, a Mar Grande-Salvador acontecerá no dia 29 de novembro. Trata-se da 55ª edição, que será especial, pois a tradicional prova completa 70 anos de existência. Há 180 atletas confirmados, incluindo a baiana Ana Marcela Cunha, campeã olímpica, em Tóquio 2020, na prova de natação em águas abertas, diversas vezes campeã mundial e também pentacampeã da travessia.

Outros grandes nomes da modalidade, como os bicampeões Renan Barbosa e Victoria Beatriz Rosário, vão participar da 55ª edição.

“Esse ano aconteceu algo que eu nunca vi em toda minha vida, seja como atleta, treinador ou organizador de evento. As vagas esgotaram em menos de 48 horas da abertura das inscrições”, diz Riella.

Dois participantes ‘recentes’ da Mar Grande-Salvador, mas que já construíram uma relação especial com a prova, são os cariocas Luiz Felipe Lebeis e Patrícia Farias, que têm presença confirmada em 2025. Eles competiram nas últimas edições e relatam a experiência com a prova baiana.

“Conheci a prova Mar Grande-Salvador há alguns anos, acompanhando as participações da Ana Marcela e do Allan do Carmo. Sempre admirei muito esses atletas e a tradição da travessia, e por isso acompanhava de longe algumas edições, com o desejo de um dia poder participar também”, diz Patrícia.

Leia Também:

Já Luiz Lebeis, experiente atleta, recordista sul-americano master, duas vezes campeão da competição Rei e Rainha do Mar, conta que o desafio de nadar uma prova inédita em sua trajetória motivou a sua participação na travessia em 2024. “É uma prova nova, que eu também nunca tinha nadado, com um formato bem bacana. Eu estou sempre em busca de provas legais para nadar. E eu acabei gostando muito da prova”, conta Lebeis, que foi vice-campeão geral no ano passado.

Já Patrícia Farias, no seu percurso na modalidade, soma diversos marcos e conquistas importantes – foi primeira mulher a nadar do Leme ao Pontal (36 km), a primeira a cruzar o Lago Titicaca, da Bolívia ao Peru (20 km), além de completar a tradicional Capri-Napoli, na Itália (36 km), e nadar 40 km pelo Rio Negro, em Manaus.

A sua expectativa para a edição de 2025 é alta. “A energia da Mar Grande-Salvador é sempre muito especial, e tenho certeza de que será mais uma grande celebração da natação em águas abertas”, completa.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

travessia Mar Grande-Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ana Marcela Cunha
Play

Ancelotti elogia torcida do Vitória e "ambiente bonito" do Barradão

Ana Marcela Cunha
Play

Final Ba-Vi Feminino: gramado da Fonte Nova causa estranhamento; veja

Ana Marcela Cunha
Play

Garis são flagrados utilizando bandeira do Vitória para catar lixo

Ana Marcela Cunha
Play

Bahia x Bragantino terá árbitro recentemente afastado da Série A

x