Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ARBITRAGEM

Comentarista da ESPN defende expulsão em Bahia e Botafogo

Para a comentarista de arbitragem Renata Ruel, o VAR errou em pedir a revisão do lance

Marina Branco

Por Marina Branco

05/05/2025 - 18:52 h
John, goleiro do Botafogo
John, goleiro do Botafogo -

Quem assistiu ao jogo entre Bahia e Botafogo no último sábado, 3, pela sétima rodada do Brasileirão, acompanhou a confusão que tomou os últimos minutos de jogo. Em lance que dividiu opiniões, o goleiro John, do Botafogo, levou um cartão vermelho, posteriormente trocado por um amarelo após o VAR chamar o árbitro da partida para analisar a jogada.

O lance ocorreu após Jean Lucas sair de frente para o gol e tentar encobrir o goleiro alvinegro, que impediu a jogada com as mãos, só que fora da área. Na hora, John recebeu um cartão vermelho.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

No entanto, enquanto as luvas de goleiro já estavam sendo vestidas por outro botafoguense, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza foi chamado pelo VAR, e decidiu anular o cartão vermelho mostrado, o substituindo por um amarelo.

A troca gerou confusão fora de campo. Entre opiniões que acham a expulsão correta e outras que contestam o vermelho inicial, a comentarista de arbitragem da ESPN Renata Ruel justificou a expulsão, alegando que o árbitro não deveria ter desistido do cartão.

Para ela, o toque de mão foi realizado fora da área e impediu o gol de Jean Lucas, configurando lance para cartão vermelho. "A regra fala em impedir uma oportunidade clara de gol ou um gol. Você tem deduções na hora que o VAR chama e sugere revisão”, avaliou.

“Um zagueiro chegando, a possível direção da bola... Mas qual é a ação do John em relação ao atacante? Ele sai da área e põe a mão na bola tentando impedir um gol ou uma oportunidade clara de gol. Se o zagueiro ia chegar ou não, é dedução", comentou Renata.

A opinião da comentarista vai de encontro ao áudio divulgado da conversa entre Thiago Peixoto, árbitro de vídeo, e o juiz em campo. Na discussão, os dois chegaram à conclusão de que o atacante Nathan poderia evitar o gol de Jean Lucas mesmo se a bola passasse do goleiro. Assim, a análise definiu que o toque de mão fora da área não impediu um gol, por não ser oportunidade clara.

“Condições claramente de pegar a bola. Sugiro uma revisão porque o jogador defensor tem claramente chance de pegar a bola. Não tem velocidade suficiente. Você vai ver o goleiro pegando a bola fora da hora, uma bola que não é tão veloz, que pode ser pega pelo zagueiro. Nossas imagens têm chance de travar”, analisou o VAR.

“Ok, a bola foi fraca, o defensor ia pegar, vou voltar com o cartão amarelo. A falta existe”, respondeu o árbitro.

No entanto, a colunista não acredita que a revisão sugerida pelo árbitro de vídeo foi justa: "Para mim, o árbitro tinha acertado em campo e o VAR não deveria ter sugerido revisão. E muito menos o árbitro ter voltado atrás, mantém a decisão de campo”.

“A ação do John em colocar a mão na bola é de tentar impedir um gol ou uma oportunidade clara de gol. O resto ali é dedução. O que aconteceria se o John não toca na bola? Provavelmente poderia ter saído o gol. A gente não consegue dizer se o zagueiro chegaria ou não para impedir esse possível gol", completou.

Após a conversão em amarelo, a falta foi cobrada por Willian José e defendida por John, mantido em campo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Botafogo Brasileirão EC Bahia VAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
John, goleiro do Botafogo
Play

Baiano brilha em documentário sobre seleção de futebol de cegos

John, goleiro do Botafogo
Play

Chuva forte castiga gramado da Fonte Nova antes de jogo do Bahia

John, goleiro do Botafogo
Play

Ex-Bahia vive temporada mágica e vira sensação em Israel

John, goleiro do Botafogo
Play

Destaque da Série A enaltece Barradão: "Cantam do começo ao fim"

x