Dortmund goleia Eintracht Frankfurt e toma liderança do Bayern | A TARDE
Atarde > Esportes

Dortmund goleia Eintracht Frankfurt e toma liderança do Bayern

Borussia venceu pelo placar de 4 a 0 no Westfalenstadion

Publicado sábado, 22 de abril de 2023 às 18:37 h | Autor: AFP
Bayern de Munique foi derrotado pouco antes pelo Mainz por 3 a 1
Bayern de Munique foi derrotado pouco antes pelo Mainz por 3 a 1 -

O Borussia Dortmund goleou o Eintracht Frankfurt por 4 a 0 no Westfalenstadion neste sábado, e assumiu a liderança da Bundesliga com um ponto à frente do Bayern de Munique, que foi derrotado pouco antes pelo Mainz (3-1) fora de casa. 

A cinco rodadas do fim do campeonato, o Borussia Dortmund ocupa a liderança da tabela com 60 pontos, contra os 59 do Bayern, campeão das últimas dez edições do campeonato alemão.

Com isso, o time do Vale do Ruhr tem em mãos a possibilidade de encerrar uma década de domínio hegemônico do gigante bávaro. 

O inglês Jude Bellingham (19'), o zagueiro Mats Hummels (41') e o holandês Donyell Malen, duas vezes (24' e 66'), garantiram os três pontos para o time da casa. 

Se o Dortmund do técnico Edin Terzic vencer os cinco jogos restantes, será campeão alemão, um título que persegue desde 2012. 

Estes serão os adversários: Bochum (15º), Wolfsburg (8º), Mönchengladbach (10º), Augsburg (13º) e Mainz (6º).

"Fizemos uma partida muito boa. Estávamos lá ajudando um ao outro. Demos um bom passo à frente, mas nada além disso. Sexta-feira à noite temos a chance de aumentar a vantagem", disse Terzic em entrevista à Sky Sports.

Bayern decepciona de novo

Três dias depois da dura eliminação na Liga dos Campeões diante do Manchester City, o Bayern Munique voltou a sofrer, dessa vez perdendo para o Mainz (3-1) como visitante.

Apesar de Sadio Mané abrir o placar aos 29 minutos, marcando seu primeiro gol desde outubro, o Mainz (6º) balançou três vezes a rede do gigante bávaro no segundo tempo através do francês Ludovic Ajorque (65'), do luxemburguês Leandro Barreiro (73') e do espanhol Aaron Martín (79').

O Bayern venceu apenas dois jogos em sete desde a demissão do técnico Julian Nagelsmann e sua substituição por Thomas Tuchel no final de março. 

Depois do gol de cabeça de Sadio Mané no primeiro ato, o Bayern vazou para todos os lados aos 15 minutos do segundo tempo, para espanto dos seus dirigentes presentes nas arquibancadas; o presidente Herbert Hainer, o diretor de esportes Hasan Salihamidzic e o presidente do conselho executivo, Oliver Kahn.

"Estamos cometendo muitos erros em nosso jogo no momento. Eu também. No segundo tempo tivemos uma ou duas chances de marcar e a partir daí foi 3 a 1", lamentou o capitão do Bayern, Thomas Müller, em entrevista à Sky Sports. 

Os jogadores do Bayern de Munique precisam "mexer o traseiro", disparou Oliver Kahn.

Nos demais jogos do dia, duas equipes do meio da tabela, Wolfsburg (8º) e Werder Bremen (12º) conseguiram vencer fora de casa. Os 'Wölfe' atropelaram o Bochum (15º) com uma goleada de 5 a 1 e ainda sonham em poder disputar alguma competição europeia na próxima temporada. 

O Bremen, por sua vez, encerrou uma série de resultados negativos com a vitória por 4 a 2 em Berlim contra o último colocado Hertha, depois de abrir 4 a 0 aos 63 minutos com os três primeiros gols marcados pelo atacante Marvin Ducksch. 

O clube da capital está a 3 pontos da posição de repescagem (que leva à disputa de um play-off valendo a permanência contra o terceiro colocado da segunda divisão), ocupada atualmente pelo Stuttgart (16º), e está a 5 pontos da posição de salvação, ocupada pelo Bochum.

Publicações relacionadas