Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

JOGOS DA JUVENTUDE

É ouro! Judoca baiana de 15 anos leva a Bahia ao pódio

Campeã Brasileira, Mila Oliveira conquistou o ouro em sua estreia no torneio

Marina Branco

Por Marina Branco

23/09/2025 - 0:00 h
Mila Oliveira, judoca baiana
Mila Oliveira, judoca baiana -

O tatame dos Jogos da Juventude 2025, em Brasília-DF, foi o palco de uma conquista histórica para o judô baiano, neste domingo, 21. Logo no primeiro dia de competição da modalidade, Mila Oliveira, baiana de 15 anos, conquistou o ouro, colocando o estado no lugar mais alto do pódio e enchendo a Bahia de esperanças com o judô local.

O ouro de Mila já era pura previsão.Antes de vencer a representante do estado de São Paulo, um dos mais tradicionais no judô, e subir ao pódio, a jovem passou pelas adversárias de Piauí, Rio Grande do Sul e Maranhão, vencendo todas.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

A soteropolitana de 15 anos está na sua primeira participação em Jogos da Juventude, mas já vinha de grandes conquistas em competições nacionais. Lutando desde os três anos, Mila foi vice-campeã nacional no Campeonato Brasileiro Cadete de Judô, realizado em junho, em Salvador, sua cidade.

Sobre a medalha, ela fez questão de dividir a conquista: "Eu me sinto muito feliz, é um dia muito especial. Minha performance nas lutas só foi aumentando. Comecei não tão bem. Mas, após a segunda luta, já entrei no jogo para ser campeã. Essa medalha não é só minha, é dos meus pais e de todos da academia Judô Paulo Fraga, onde treino em Lauro de Freitas", comemora.

Mila Oliveira, judoca baiana
Mila Oliveira, judoca baiana | Foto: Jéssica Tavares/Ascom Sudesb

Quem é Mila

Filha de um faixa-preta de judô, Mila Oliveira, de 15 anos, cresceu vendo o pai competir e, ainda criança, decidiu seguir o mesmo caminho. “Ele sempre me influenciou muito a entrar no esporte. Eu comecei a competir, fui gostando e hoje tenho o sonho de ser cada vez melhor, de ser campeã mundial e olímpica”, contou em entrevista ao A TARDE.

A trajetória até o pódio nacional foi marcada por persistência. “Foram três anos tentando até chegar nesse patamar. Esse ano foi especial. Meu primeiro ano no Sub-18, consegui ser vice-campeã brasileira em Salvador, no dia do meu aniversário. Foi dentro de casa, com a torcida da família. Um dos dias mais felizes da minha vida”, relembrou.

Antes disso, Mila acumulou participações em campeonatos nacionais sem alcançar o pódio. Agora, sente que colhe os frutos da dedicação diária. “Eu sempre fui muito agitada, nervosa, cheia de energia. No judô encontrei meu lugar, gasto tudo no tatame. Hoje, cada treino, cada esforço, mostra que está valendo a pena”, afirmou.

Mila Oliveira, judoca baiana
Mila Oliveira, judoca baiana | Foto: Jéssica Tavares/Ascom Sudesb

A agenda da jovem atleta segue intensa: jogos escolares, seletivas nacionais e a disputa por uma vaga na Seleção Brasileira de base. “Eu sou muito focada, muito disciplinada. Se for para fazer, eu faço de tudo para conquistar. Espero que me vejam lá em cima, porque eu vou chegar”, garantiu.

Bahia nos Jogos da Juventude

Com as conquistas deste domingo, a Bahia soma quatro medalhas nos Jogos da Juventude até agora - todas femininas. Ana Carolina Almeida, 15 anos, abriu o caminho com o bronze no wrestling (-43kg), na segunda-feira, 15. Na sexta-feira, 19, a dupla de vôlei de praia Samara Brandão e Suane Adir, estudantes do Colégio Estadual Edvaldo Brandão, em Cajazeiras, conquistou a medalha de bronze após vencerem as maranhenses na disputa pelo terceiro lugar.

No total, a delegação baiana é formada por 191 pessoas, sendo 172 competidores, além de técnicos, dirigentes e jornalistas, todos rumo à maior competição esportiva escolar do país, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro com cerca de 4.700 atletas de 27 unidades federativas em 20 modalidades disputadas até 25 de setembro.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

COB Jogos da Juventude Judô

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Mila Oliveira, judoca baiana
Play

Destaque! Veja lances de Kauê Furquim em Bahia x Ceará pelo Nordestão

Mila Oliveira, judoca baiana
Play

Raphinha acusa Disney de racismo contra filho pequeno: "Nojento"

Mila Oliveira, judoca baiana
Play

Vídeo: Cristiano Ronaldo se irrita com fã e toma atitude surpreendente

Mila Oliveira, judoca baiana
Play

Osvaldo e o Vitória: para além do campo, a identificação

x