Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > esportes > E.C.VITÓRIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SANTUÁRIO

38 anos de Barradão: Estádio revolucionou clube e região de Canabrava

Um dos orgulhos da torcida rubro-negra, estádio tem sido fundamenal na história do Vitória

Por Marcello Góis

11/11/2024 - 18:57 h
Estádio Manoel Barradas completa 38 anos de existência
Estádio Manoel Barradas completa 38 anos de existência -

Há exatos 38 anos, no dia 11 de novembro de 1986, o Estádio Manoel Barradas, que se popularizou nacionalmente como Barradão, foi inaugurado. O jogo amistoso entre Vitória e Santos, que terminou empatado por 1 a 1, deu início a uma nova era na história do clube. Inicialmente, por conta das obras inacabadas, o local era utilizado como centro de treinamento do clube, e só a partir de 1991 passou a sediar jogos oficiais.

Leia mais:

>> Apesar da derrota, Vitória mantém chance de permanência acima dos 80%
>> Terceiro cartão amarelo tira Everaldo de jogo contra o Criciúma
>> Alerrandro celebra gol mas admite: "Trocaria pela vitória"

O nome Manoel Barradas homenageia Manoel Henrique da Silva Barradas, que é um ex-presidente do Vitória, que geriu o clube entre os anos de 1947 a 1949 e que viabilizou a construção do estádio. Por pouco o local não foi batizado de João Durval Carneiro, ex-governador da Bahia. Na época, o político sugeriu que a homenagem fosse para o seu sogro, que era conselheiro do clube quando o estádio estava em construção.

A praça esportiva foi erguida no antigo aterro sanitário, em Canabrava, que hoje faz parte do Complexo Esportivo Benedito Dourado da Luz, que abrange a concentração Vidigal Guimarães e o Centro de Treinamento Manoel Pontes Tanajura, a Toca do Leão. Com o passar dos anos, o Barradas revolucionou este periférico bairro da capital baiana em diversos aspectos.

O "Santuário" é considerado sagrado pela torcida rubro-negra e se tornou um dos seus maiores orgulhos. "38 anos do Santuário. 38 anos de história. 38 anos de amor!", publicou o Vitória em suas redes sociais oficiais.

Vale destacar que o soviético Lev Smarcevski e seu filho Ivan Smarcevski foram os arquitetos do estádio, que começou a ser construído no ano de 1983. Lev criou o Barradão inspirado na arquitetura soviética, com quinas, ao invés do tradicional estilo elíptico como na maioria dos estádios brasileiros.

Um nome na história

No Barradão, o Leão da Barra levantou 16 títulos estaduais, três Campeonatos do Nordeste e o título da Copa do Brasil Sub-20 em 2012, além de jogos inesquecíveis, como a goleada por 6 a 2 sobre o arquirrival Bahia, em 20 de fevereiro de 2005 pelo Campeonato Baiano, e a virada épica sobre o ABC por 3 a 2, com um hat-trick de Neto Baiano, pela terceira fase da Copa do Brasil de 2012.

O maior público da história do Barradão foi registrado no dia 7 de maio de 2000, contra o Juazeiro, pela final do primeiro turno do Campeonato Baiano daquele ano. Foram 55.200 pessoas que assistiram a uma dramática vitória rubro-negra por 2 a 0, com gols marcados por Paulo Rodrigues e Claudinho, e que contou com o goleiro Jean defendendo um pênalti nos minutos finais. O Barradas atualmente comporta 30 mil torcedores.

O maior artilheiro do Santuário é o centroavante Neto Baiano, que marcou 53 gols na praça esportiva. Fecham o top-3 de artilheiros: Ramon Menezes (44) e Allan Dellon (40).

O Barradão passou por intervenções em sua estrutura no primeiro semestre de 2014. O objetivo era acomodar as seleções da Copa do Mundo no Brasil. A primeira foi a Holanda, antes da vitória por 5 a 1 sobre a Espanha.

Atual presidente do Vitória, Fábio Mota, comentou sobre a importância do estádio para o Rubro-Negro e sua torcida, destacando que a contrução do local foi um divisor de águas na história recente do clube.

"O Barradão mudou a história do Vitória. Se você pegar a história antes e depois do Barradão, você vai ver que depois do Barradão quando o Vitória ganhou a maior quantidade de títulos, onde aumentou e fidelizou a torcida e criou uma atmosfera muito importante para o clube. Se você pegar a média de vitórias do Vitória no Barradão, é mais de 70%. Isso é um número bem forte. Passou a ser o 12º segundo jogador e em todos os sentidos, tanto para ganhar as partidas quanto na questão orçamentária e financeira do clube. O Barradão é um marco importantíssimo. É a nossa casa de onde a gente nunca deve sair", disse o presidente Fábio Mota ao Portal A Tarde.

O aniversário de 38 anos do Barradão também foi lembrado por Ricardo Lima, presidente da Federação Bahiana de Futebol.

"Parabenizo o Esporte Clube Vitória e seus torcedores pelos 38 anos do Estádio Manoel Barradas, completados nesta segunda-feira. O Barradão se fortaleceu ao longo dos anos e se tornou um dos maiores estádios do país. Quem conhece toda a estrutura do Barradão, hoje, se impressiona com as melhorias que foram feitas pelo Vitória. E, além de ter contribuído para a história rica do clube, o estádio mudou a vida da população de Canabrava. Então, costumo dizer que o Barradão não é só importante para o vitória e o futebol baiano, mas é importante para Salvador", comentou o gestor ao Portal A Tarde.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

38 anos aniversário barradão ec vitória estadio manoel barradas manoel barradas

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Estádio Manoel Barradas completa 38 anos de existência
Play

Baralhas revela motivo de discussão com Ademir no Ba-Vi: "Time pequeno"

Estádio Manoel Barradas completa 38 anos de existência
Play

Lucas Esteves chega ao Grêmio, mas Vitória nega haver liminar

Estádio Manoel Barradas completa 38 anos de existência
Play

Atacante do Vitória não tem presença assegurada no clássico Ba-Vi

Estádio Manoel Barradas completa 38 anos de existência
Play

Torcedor mirim aborda Wagner Leonardo, que revela: "Fico no Leão"

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA