SAF OFICIALIZADA
Bahia conclui venda para o Grupo City e CEO projeta sucesso do clube
Novo CEO do Bahia participou de conferência de imprensa, mas não respondeu nenhuma pergunta
Por Lincoln Oriaj
Bahia e Grupo City concederam, na manhã desta quinta-feira, 4, uma conferência de imprensa internacional para oficializar a entrada da equipe baiana no conglomerado de 13 clubes. Participaram da coletiva o CEO do Grupo City Ferran Soriano, o presidente Guilherme Bellintani, o diretor de futebol Carlos Santoro, e o novo CEO do Bahia Raul Aguirre.
Ao apresentar Raul, Soriano explicou que a função dele será integrar o Bahia ao ecossistema do grupo, mais precisamente na parte de negócios.
"Raul é um profissional com mais de 30 anos no Brasil. Ele será o responsável por adequar o Bahia ao Grupo City. A gente precisa conectar o Bahia com o sistema na parte de software, de futebol, de patrocinadores", disse o CEO do City Football Group.
Soriano falou por quase uma hora e respondeu perguntas da imprensa local, nacional, e até internacional. O mandatário do Grupo City destacou três principais pilares para a construção do projeto:
- Relação do Bahia com a sociedade;
- Jogo bonito;
- Finança sustentável.
"A gente entende muito bem que o Bahia é parte do tecido social de Salvador e da Bahia. Entendemos a responsabilidade que nós temos. Temos ideias e temos como aprofundar ainda mais esse relacionamento que está no fundo do coração. Nós temos uma filosofia de como jogar futebol que chamamos de jogo bonito. O amor pela bola. Eu acho que no futebol, como na vida, tem duas atitudes básicas. Uma atitude proativa e uma atitude defensiva. Nossa atitude é a primeira. Na base, a ideia será sempre futebol espetáculo. O clube tem que ser financeiramente sustentável, não adianta perder dinheiro. O clube tem que gerar receita para ser financeiramente auto suficiente", afirmou o espanhol.
Ferran fez questão de deixar claro que o Bahia será o segundo maior time do grupo, abaixo apenas do Manchester City, da Inglaterra. Apesar disso, ele entende que o processo não será fácil e que a torcida precisa ter paciência com as dificuldades que o clube irá passar.
"Todos os nossos times, com o Bahia são 13, todos têm uma história, todos têm o seu valor. O Bahia vai ser o segundo maior do grupo. Quero dizer que a viagem vai ter dificuldades, vamos perder jogos, vamos ter momentos ruins. Ontem eu falei com funcionários do clube e só pedi uma coisa: estarmos juntos no triunfo e na derrota. A diferença entre os grandes clubes e os clubes que não são grandes, é estarmos juntos nas derrotas. Isso se aplica também para torcida. Eu sei que toda torcida grande cobra, mas eu aprendi que a torcida do Bahia ama o Bahia. E sei que nos momentos de dificuldades vamos estar juntos. É trabalhar, ficar juntos e aguardar que o resultado vai chegar", concluiu o dirigente.
Ao passar o bastão, Guilherme Bellintani declarou ser o dia mais importante da vida dele e pediu para o Grupo City cuidar dos torcedores do Bahia.
"Certamente um dos momentos mais importantes da minha vida. O que a gente tem aqui hoje é a demonstração mais clara de que a caminhada valeu a pena. Estamos hoje ao lado do maior grupo de futebol do mundo, que chegou a posição de maior grupo pelo fato de ser o melhor grupo. Quando a gente tem 98,6% de aprovação dos torcedores, é porque nós acreditamos muito nesse projeto. Nós estamos dizendo a partir de hoje que vamos juntos com o Grupo City nesse projeto. A razão de tudo isso é o nosso torcedor. Portanto o nosso momento é de agradecer, mas é também de dizer: 'cuidem de nós. Cuidem de cada torcedor e cada torcedora que tem uma segunda-feira boa ou ruim de acordo com o jogo do Bahia'. O que nós fizemos aqui não é apenas um bom negócio para o clube, é um bom negócio para pessoas dessa cidade", disse Bellintani.
Relembre
Em dezembro de 2022, os sócios do Bahia votaram a favor da venda de 90% da SAF para o City Football Group, em votação que registrou recorde de participantes. Na reta final da Série B, o Grupo City chegou a enviar um vídeo motivacional para os atletas do Bahia com a participação de Ferran Soriano, Pep Guardiola, Gundogan, Rodri e Ederson.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes