Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > esportes > EC.BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
11/08/2022 às 5:45 | Autor: Luiz Teles

SÉRIE B

Bahia faz sua parte e conta com rivais para seguir firme pelo acesso

Diferença de 7 pontos do 3º para o 5º colocado nesse estágio da competição é inédita

Apesar da derrota para o Sampaio Corrêa, Bahia seguiu a sete pontos de distância 
do 5º colocado
Apesar da derrota para o Sampaio Corrêa, Bahia seguiu a sete pontos de distância do 5º colocado -

A crença popular diz que “para ter uma ajuda ‘lá de cima’, você precisa fazer a sua parte”. No caso do Bahia nesta Série B 2022, o Tricolor, ainda que com muitas queixas da torcida, tem exercido seu papel de protagonista, figurando no G-4 da competição desde a primeira rodada. O auxílio para a tranquilidade do time na tabela de classificação, contudo, não vem do céu, mas do mau desempenho da maioria dos rivais na luta pelo acesso.

É só avaliar um levantamento feito pelo perfil @ECBahiaNumeros (Twitter), com a média histórica de pontuação das equipes na Série B após 23 rodadas, para ver que o ‘voo de brigadeiro’ do Bahia no torneio até aqui tem uma ajudinha essencial dos adversários. Com 40 pontos na tabela, o Tricolor iguala a média histórica dos 3º colocados entre 2006 e 2021. Já os 33 pontos do Sampaio Corrêa, 5º lugar e primeiro time fora do G-4, está 4 pontos abaixo da média.

A diferença de 7 pontos do 3º para o 5º colocado nesse estágio da competição é inédita. Jamais, nas 16 edições anteriores da Série B com o formato de pontos corridos, com jogos de ida e volta, e 20 clubes, houve uma vantagem tão grande como na atual temporada. A distância média é de 3 pontos, superada historicamente somente em cinco oportunidades: com 4 pontos em 2006, 2008, 2009 e 2021, e com 5 pontos em 2013.

A vantagem do Bahia se reverte em tranquilidade no presente, mas serve também de alento para as esperanças de acesso. Nunca um time que abriu 7 pontos de vantagem para o 5º colocado deixou de subir para a 1ª Divisão ao final do campeonato. “Teve até time deixando de subir com mais pontos que o Bahia tem hoje, que foi o Vila Nova, em 2008, que tinha 44 pontos, mas a diferença para o 5º era de 5 pontos”, disse Pedro Pereira, responsável pelo @ECBahiaNumeros. Contudo, ele alerta: “Tem os casos do Figueirense de 2013 e do Avaí de 2016, que conseguiram tirar uma diferença de 11 e de 8 pontos, respectivamente, para o G-4, e subiram”.

Nesse momento, restam 15 jogos ao Bahia na Série B, sendo 7 em Salvador e 8 fora de casa. Segundo o site do departamento de matemática da UFMG, o Bahia tem 75,3% de chances de acesso à Série A. Já o portal Chance de Gol, que utiliza como parâmetro também as probabilidades de resultados dentro e fora de casa, tendo como base o desempenho dos clubes na competição, dá ao Esquadrão 86,1% de chances para subir.

Reapresentação

Na quarta, após a derrota por 2 a 0 para o Sampaio Corrêa, o elenco do Bahia retornou do Maranhão e ganhou folga. A reapresentação está marcada para esta quinta, no CT Evaristo de Macedo, onde o time treina e em seguida inicia a concentração para a partida contra o Ituano, nesta sexta, às 21h30, na Fonte Nova.

O técnico Enderson Moreira não tem jogadores suspensos para o duelo, e deve contar com os reforços do volante Patrick, recuperado de lesão, e do meia Ricardo Goulart, poupado da viagem a São Luís, para intensificar os treinamentos. O zagueiro Luiz Otávio, cortado da partida no Maranhão com um incômodo na panturrilha, será reavaliado pelo departamento médico.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Apesar da derrota para o Sampaio Corrêa, Bahia seguiu a sete pontos de distância 
do 5º colocado
Play

Vídeo: advogado da Bamor detona mudança em plano de sócios

Apesar da derrota para o Sampaio Corrêa, Bahia seguiu a sete pontos de distância 
do 5º colocado
Play

Vídeo: zagueiro do Atlético-GO foi expulso de maneira inusitada contra o Bahia

Apesar da derrota para o Sampaio Corrêa, Bahia seguiu a sete pontos de distância 
do 5º colocado
Play

Segredo revelado? Saiba caminho percorrido pelo Bahia até o Grupo City

Apesar da derrota para o Sampaio Corrêa, Bahia seguiu a sete pontos de distância 
do 5º colocado
Play

Com interesse de europeus, Biel sai de campo com dores no tornozelo

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA