COPA DO NORDESTE
Já eliminado, Bahia encara o CRB em busca de manter sequência positiva
Última vez que o Galo da Pajuçara conseguiu superar o Tricolor foi no ano de 2002
Por Osvaldo Barreto
Bahia e CRB encerram, nesta quarta-feira, 22, às 21h30, a primeira fase da Copa do Nordeste. Com uma campanha muito distante do que o torcedor imaginou, o Tricolor entra em campo sem qualquer chance de classificação para quartas de final e encara um CRB já classificado.
O mais desavisado pode imaginar que o jogo de logo mais não tem qualquer interesse real, mas, existe a oportunidade do Bahia defender um retrospecto positivo diante dos alagoanos. Entre as 45 vezes em que se encontraram em partidas oficiais, o Bahia levou a melhor em 29 delas, empatou 12 vezes e saiu derrotado em apenas quatro.
A seca do CRB é tão grande, que lá se vão 17 jogos sem vencer. A última vez que o Galo da Pajuçara conseguiu superar o Tricolor foi no ano de 2002, quando, por coincidência, as equipes se enfrentaram no Nordestão. O placar? 3 a 1 para o CRB, com gols marcados por Sílvio (duas vezes) e Fernando César; Sérgio Alves anotou para o Esquadrão. Desde então, o Bahia venceu 11 vezes e seis empates foram registrados.
A última vez que os times se encontraram foi na 38ª rodada da Série B, no Estádio Rei Pelé, na temporada passada. O Bahia venceu o jogo por 2 a 1, com gols marcados por Daniel e Lucas Mugni, Emerson Negueba descontou para os alagoanos. De lá para cá, muita coisa mudou em pouco tempo e a principal delas foi a aquisição das ações do Bahia pelo Grupo City, o que trouxe ao torcedor a expectativa de uma temporada acima da média.
Virada de chave
Apesar de não valer nada para o Esquadrão, o torcedor espera que a partida marque uma virada de chave nas atuações da equipe. Mudança que já pôde ser sentida na última partida pelo Campeonato Baiano, quando o Bahia conseguiu a classificação para final do estadual após vencer a equipe do Itabuna por 4 a 1.
O jogo contra o Dragão do Sul tem sido visto como o melhor da temporada realizado pelo Bahia. Entretanto, o treinador Renato Paiva deve poupar alguns atletas para partida. Ele tem reclamado bastante da falta de tempo para treinar a equipe e deve mandar a campo um time alternativo, a fim de preparar a equipe para final do Campeonato Baiano que acontece no próximo domingo, 26.
Durante coletiva realizada terça-feira, 21, o atacante Everaldo, autor de dois gols contra o Itabuna, fez questão de pedir ao torcedor do Bahia para confiar no trabalho de evolução que o time pode ter ao longo da temporada e disse acreditar que a equipe está no caminho certo.
"O torcedor tem que confiar. Nosso time é bom. Eu acho que o torcedor está percebendo que nosso time está se consolidando. Está começando a se entrosar melhor, estamos nos conhecendo melhor. Acho que deu para ver no último sábado. Foi um time que fez o que o professor pediu, fez gols, soube se defender", disse.
Subir na tabela
Por outro lado, o CRB encara o Bahia com força máxima. A equipe comandada pelo treinador Umberto Louzer vai a campo completa. Apesar de já estar classificado, o Galo ocupa a 4ª posição e busca alcançar ao menos a segunda posição do Grupo A. Para isso, o CRB precisa vencer o Bahia e torcer para tropeços de Ferroviário e Fortaleza.
FICHA TÉCNICA:
Bahia x CRB - 8ª rodada da Copa do Nordeste
Local: Arena Fonte Nova, Salvador, às 21h30
Árbitro: Luiz Cesar de Oliveira (CE)
Assistentes: Renan Aguiar da Costa e Anderson da Silva Rodrigues (ambos do CE).
Bahia - Marcos Felipe; Marcos Victor; Gabriel Xavier e Kanu; Victor Jacaré, Acevedo, Daniel, Cauly e Chávez; Kayky e Everaldo. Técnico: Renato Paiva
CRB - Diogo Silva; Matheus Ribeiro, Gum, Fábio Alemão e Guilherme Romão; Auremir, Juninho Valoura e João Paulo; Mike, Renato e Anselmo Ramon. Técnico: Umberto Louzer
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes