Caxirola é proibida também na Copa do Mundo de 2014 | A TARDE
Atarde > Esportes > Copa

Caxirola é proibida também na Copa do Mundo de 2014

Publicado sexta-feira, 31 de maio de 2013 às 12:43 h | Atualizado em 31/05/2013, 14:13 | Autor: Da Redação
Carlinhos Brown no lançamento da caxirola
Carlinhos Brown no lançamento da caxirola -

As caxirolas não poderão ser usadas nos estádios da Copa das Confederações deste ano e na Copa do Mundo de 2014. A informação, segundo o Portal UOL, foi confirmada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. De acordo com a declaração do ministro, uma análise técnica demonstrou que o instrumento não é seguro.

"Houve uma análise técnica sobre a segurança da caxirola e viu-se que não é objeto adequado. Essa posição vai ser mantida", disse Cardozo, referindo-se à decisão do Comitê Organizador Local (COL), divulgada na última segunda-feira.

A polêmica da caxirola surgiu logo após ser lançada, durante disputa de um clássico Bahia x Vitória, na nova Arena Fonte Nova, em Salvador, em 28 de abril. A descontentamento com a má atuação do time tricolor fez torcedores arremessarem o instrumento no gramado. A decisão de vetar a caxirola foi tomada em conjunto com o governo federal.

Procurada pela reportagem de A TARDE, a assessoria de imprensa da The Marketing Store, empresa viabilizadora da caxirola, afirmou que ainda não foi notificada de nenhuma resolução definitiva sobre a permissão do instrumento nos estádios durante os eventos esportivos.

A assessoria ainda reforçou que mesmo que haja uma decisão do uso do instrumento ser proibido dentro dos estádios, a caxirola seguirá a mesma estratégia de distribuição e o instrumento será comercializado nas lojas oficiais da FIFA e no varejo.

Além disso, a The Marketing Store argumenta que no Bahia X Vitoria foram utilizados protótipos da caxirola. O produto final, que estará disponível a partir da próxima semana, esta mais leve, com a alça flexível e mais seguro para o consumidor.

A caxirola foi um instrumento criado pelo músico baiano Carlinhos Brown com o apoio do governo federal para ser o símbolo do Mundial no Brasil, Ela foi apresentado como a "vuvuzela brasileira".

O cantor também foi procurado pela reportagem, mas segundo a assessoria do artista, ele está em viagem com destino a Los Angeles, nos Estados Unidos, para gravar a trilha sonora da animação Rio 2.

Veja a nota da The Marketing Store, responsável pelo produção da caxirola:

"A The Marketing Store, empresa viabilizadora da Caxirola - projeto chancelado pelo Ministério do Esporte e produto oficial da FIFA - informa que não há nenhuma resolução definitiva sobre a permissão do instrumento nos estádios durante a Copa das Confederações. O assunto ainda está sendo discutido pela empresa e governo. Vale reforçar que nenhuma decisão que venha a ser tomada retira do produto sua estratégia de distribuição, uma vez que a Caxirola será comercializada nas lojas oficiais da FIFA e no varejo".

Publicações relacionadas