Com rebaixamento, Vitória iguala Santa Cruz como time com mais quedas | A TARDE
Atarde > Esportes > E.C.Vitória

Com rebaixamento, Vitória iguala Santa Cruz como time com mais quedas

Publicado segunda-feira, 29 de novembro de 2021 às 23:01 h | Atualizado em 06/12/2021, 15:43 | Autor: Da Redação
O Vitória já foi rebaixado oito vezes, sendo que duas vezes para a Série C | Foto: Pietro Carpi | EC Vitória
O Vitória já foi rebaixado oito vezes, sendo que duas vezes para a Série C | Foto: Pietro Carpi | EC Vitória -

O revés sofrido no domingo, 28, diante do Vila Nova-GO, concretizou o segundo rebaixamento do Vitória à Série C do Brasileirão. Além disso, o time rubro-negro também igualou o Santa Cruz, como equipe que mais vezes obteve quedas de divisão em edições do Campeonato Brasileiro.

Ao todo, foram 8 descensos acumulados pelo Leão da Barra, mesmo número da Cobra Coral. O Vitória foi rebaixado para Série B nas temporadas de 1982, 1991, 2004, 2005, 2010 e 2018. Já para a terceira divisão do certame nacional só havia ocorrido no ano de 2005, sendo esta de 2021 a segunda vez.

Se somente as quedas não bastassem, outro fator negativo envolve o estádio Manoel Barradas (Barradão). Apelidado de 'Santuário' pelo torcedores rubro-negros, o local foi palco de seis dos oitos rebaixamentos que a equipe obteve no Brasileirão.

Para a temporada 2022, o Vitória ainda tem outro agravante negativo. Devido a derrota nos pênaltis, sofrida contra o Botafogo-PB, o Leão da Barra também não vai disputar a próxima edição da Copa do Nordeste, torneio que, por muitos anos, teve o Rubro-Negro como maior vencedor.

Na primeira oportunidade em que o Vitória havia sido rebaixado para a terceira divisão, a Série C representava o 'fundo do poço' dentro do Campeonato Brasileiro. Agora, ainda existe a possibilidade da Série D, algo que seria inédito e considerado impensável por qualquer adepto do Leão da Barra.

Em sua história, o Vitória possui 39 participações na elite do futebol nacional. O clube soteropolitano esteve na segunda divisão em 10 oportunidades e apenas duas vezes na terceira divisão.

Publicações relacionadas