Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > esportes > EC.VITÓRIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

RAFAEL TELES

Vitória se joga no mercado para montar elenco de 2022

Por Rafael Teles

10/12/2021 - 7:15 h

O Vitória ainda não tem um treinador, e nem a certeza de quem será o presidente do clube ao longo de 2022, mas nada disso tem impedido o Rubro-Negro de se movimentar para montar o elenco da próxima temporada. O Leão, na verdade, não pode se dar ao luxo de esperar essas definições antes de se jogar de cabeça no mercado de transferências.

Isso porque o Vitória corre contra o tempo. O clube já foi notificado pela Fifa e sabe que, caso não quite a dívida com o atacante Walter Bou, a partir de janeiro não poderá mais registrar novos jogadores. Como o sistema de inscrição de atletas da CBF entra em recesso no dia 17 de dezembro, o prazo do Rubro-Negro é ainda mais curto.

O valor da dívida com o atacante argentino gira em torno de R$ 1 milhão. Sem garantias de que vai conseguir fazer esse pagamento, o Leão monta o elenco de 2022 às pressas.

“Esperamos, até o dia 17 (de dezembro), anunciar as primeiras contratações. Algumas estão bem encaminhadas”, informou Fábio Mota, presidente interino do Leão, em entrevista coletiva ainda na semana passada.

Desde o rebaixamento, cinco jogadores já acertaram com o Vitória: Éwerton Páscoa e Alisson Cassiano (zagueiros); Alemão (lateral-direito), Guilherme Queiroz (atacante); e Vicente (lateral-esquerdo), o mais recente a chegar a um acordo com o clube.

Desses, apenas Guilherme Queiroz foi anunciado oficialmente e já teve o nome registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.

Os reforços atendem ao perfil traçado por Fábio Mota quando ele apresentou os planos do clube para a próxima temporada. O gestor projetou que até 14 contratações devem ser feitas antes do início da Série C. De acordo com o presidente interino, o resto do elenco vai ser composto entre jogadores que já estavam no grupo de 2021, e jovens trazidos das divisões de base.

“Temos um elenco muito jovem, que é do clube, prata da casa. O perfil de contratação do Vitória são jogadores experientes, que já têm experiência na Série C”, disse o presidente interino do Vitória.

Sob contrato

Dos atletas que participaram mais ativamente do elenco em 2021, dezesseis estão sob contrato com o Rubro-Negro. A ideia da diretoria, no entanto, não é manter todos eles. Alguns porque recebem salários acima do que o clube projeta para a disputa da Terceira Divisão. Outros porque deixaram a desejar no aspecto técnico ao longo da atual temporada.

Há ainda casos de jogadores que conseguiram se destacar mesmo com o rebaixamento. Esses podem ser negociados para ajudar o caixa rubro-negro. Fábio Mota deixou claro que vender jogadores é parte crucial do plano para a reestruturação do Vitória em 2022.

Até agora, o único atleta a receber uma proposta oficial foi Samuel. O presidente interino, no entanto, não aceitou negociar 50% dos direitos do atacante pelos R$ 2,3 milhões oferecidos.

De saída

A lista dos jogadores em fim de contrato traz 14 nomes. Muitos já se despediram do clube, como os laterais Roberto e Raul Prata, e os atacantes Vico e Marcinho. Eles disseram não ter sido procurados para uma renovação devido a incompatibilidade entre os atuais salários e a projeção de gastos do Vitória para a próxima temporada.

O meia Fernando Neto é mais um que não segue na Toca. Na quinta-feira, 9, inclusive, ele foi anunciado como reforço do Cruzeiro para a próxima temporada da Raposa.

Dos nomes dessa lista, apenas dois devem seguir na Toca do Leão: João Pedro e Dinei. O volante já até teve os direitos adquiridos pelo Rubro-Negro. Ele esteve no clube em 2021 emprestado pela Portuguesa, e agora tem contrato para seguir no Barradão até 2024. O jogador de 22 anos foi bem avaliado pelo rendimento na reta final da temporada.

Em relação a Dinei, o atacante se recupera de uma lesão ligamentar que o tirou da temporada ainda em julho. Ele deve renovar com o Vitória por mais um ano para tentar ajudar o time a conseguir o acesso na Série C.

“Dinei passou por uma cirurgia, tudo vai depender da recuperação dele. Nós estamos conversando com ele. Ele tem contrato até dezembro, nós já fizemos contato com ele para dizer que nos interessa. Se tudo ocorrer bem, nós vamos renovar com Dinei, também. Assim como João Pedro, mais um do elenco passado que ficará para o futuro”, contou Fábio Mota.


Os reforços do Leão para 2022

Ewerton Páscoa

Posição: zagueiro

Idade: 32 anos

Último clube: CRB (Série B)

Alisson Cassiano

Posição: zagueiro

Idade: 27 anos

Último clube: ABC (Série D)

Alemão

Posição: lateral-direito

Idade: 31 anos

Último clube: Criciúma (Série C)

Vicente

Posição: lateral-esquerdo

Idade: 26 anos

Último clube: Jacuipense (Série C)

Guilherme Queiroz

Posição: atacante

Idade: 31 anos

Último clube: Novorizontino (Série C)

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Antes de Vitória e Flamengo, torcidas brigam na frente do Barradão

Play

VÍDEO: vítima de ação da TUI revela detalhes de ataque a jogadores

Play

"Não foi com a sola": Veja a análise do VAR em Corinthians x Vitória

Play

Vitória recebe Athletico buscando sacramentar boa fase

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA