Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
26/08/2023 às 20:46 - há XX semanas | Autor: AFP

ASSÉDIO

Fifa suspende Rubiales por caso de beijo forçado

Presidente da RFEF, Luis Rubailes, deu beijo forçado em jogadora

Rubiales está proibido de ter contato com  Jenni Hermoso
Rubiales está proibido de ter contato com Jenni Hermoso -

A Fifa anunciou neste sábado, 26, a suspensão do presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, pelo caso do beijo forçado na jogadora Jenni Hermoso após a final da Copa do Mundo feminina.

"Hoje decidimos a suspensão provisória do senhor Luis Rubiales de todas as atividades relacionadas com o futebol a nível nacional e internacional", afirmou a entidade em comunicado.

A suspensão terá um período inicial de 90 dias, "enquanto tramitar o processo disciplinar aberto", acrescenta a nota.

A Fifa explicou que Rubiales e os membros da RFEF estão proibidos de entrar em contato com Jenni Hermoso e seu estafe.

A jogadora, de 33 anos, afirmou na última sexta-feira que se sentiu "vulnerável e vítima de uma agressão" quando recebeu o beijo de Rubiales, no domingo passado, após a vitória da Espanha sobre a Inglaterra na final da Copa do Mundo feminina.

Segundo ela, a ação do dirigente foi "um ato repulsivo, fora de lugar e sem nenhum tipo de consentimento".

Horas depois, a federação espanhola tachou de "mentiras" as últimas acusações de Hermoso contra Rubiales e anunciou que irá tomar "ações judiciais".

"A RFEF e o senhor presidente provarão cada uma das mentiras espalhadas, seja por alguém em nome da jogadora ou, se for o caso, pela própria jogadora", disse a federação.

De forma inesperada e apesar da pressão, Rubiales recusou-se a apresentar a sua demissão na sexta-feira, na assembleia geral extraordinária da RFEF.

Hermoso havia garantido, via comunicado do sindicato FUTPRO, que "em nenhum momento" consentiu aquele beijo, desmantelando a defesa de Luis Rubiales.

Críticas de todos os setores

O próprio técnico da seleção masculina da Espanha, Luis de la Fuente, presente na assembleia e que aplaudiu Rubiales, condenou neste sábado, "sem paliativos", o comportamento "inapropriado" do dirigente.

Outro dos nomes importantes do futebol, o técnico do Barcelona, Xavi Hernández, deu seu "apoio incondicional" a Hermoso e condenou a "conduta" de Rubiales.

Na sexta-feira, as jogadoras da seleção feminina da Espanha expressaram sua recusa em voltar a jogar pela 'la Roja' sob a direção dos atuais dirigentes da RFEF.

Neste sábado, a maioria da comissão técnica campeã do mundo, inclusive a auxiliar Montse Tomé, anunciou sua demissão em um comunicado, que não foi assinado pelo treinador Jorge Vilda.

"Suspensão de funções"

O próprio governo espanhol também anunciou medidas contra Rubiales. Na sexta-feira, o secretário de Estado para o Esporte, Víctor Francos, anunciou a apresentação de "uma denúncia fundamentada ao TAD (Tribunal Administrativo do Esporte) para que este avalie" se "o que foi cometido constitui uma falha muito grave".

Neste sábado, o ministro dos Esportes, Miquel Iceta, afirmou em entrevista ao jornal El País que, caso o TAD aceite a denúncia do Executivo, "procederemos de imediato à suspensão das funções de presidente da federação".

"O Governo não vai ficar impassível diante do que consideramos uma atitude inaceitável que prejudica os direitos das jogadoras de futebol e que mancha a imagem do nosso esporte a nível nacional e internacional", acrescentou Iceta.

O Conselho Superior de Esportes, órgão vinculado ao Ministério dos Esportes, também pediu ao TAD a "suspensão provisória" de Rubiales por infrações "muito graves".

Hermoso, jogadora do Pachuca, também recebeu nas últimas horas o apoio da Liga Mexicana de Futebol Feminino e de seus clubes.

O caso mancha a imagem do esporte espanhol, enquanto o país é candidato à organização da Copa do Mundo de futebol masculino de 2030 juntamente com Portugal e Marrocos, cuja atribuição está prevista para o final do próximo ano.

Assuntos relacionados

FIFA Jenni hermoso Luis Rubiales

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

FIFA Jenni hermoso Luis Rubiales

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

FIFA Jenni hermoso Luis Rubiales

Publicações Relacionadas

A tarde play
Rubiales está proibido de ter contato com  Jenni Hermoso
Play

"Aonde queremos chegar?", questiona Ceni após 9º triunfo na Série A

Rubiales está proibido de ter contato com  Jenni Hermoso
Play

Vídeo: Goleiro atingido por PM dentro de campo revela estar "abalado"

Rubiales está proibido de ter contato com  Jenni Hermoso
Play

Dentro de campo, goleiro leva tiro disparado por policial; assista

Rubiales está proibido de ter contato com  Jenni Hermoso
Play

VÍDEO: Darwin Núnez troca socos com torcedores na arquibancada

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA