VEJA CENÁRIOS
Final da Libertadores garante G-7 no Brasileirão e aumenta chances do Bahia
Tricolor entra de vez na disputa por uma das vagas na competição continental em 2025
Botafogo e Atlético-MG disputarão o título da Copa Libertadores 2024, no dia 30 de novembro, em Buenos Aires, após fecharem as semifinais nesta quarta-feira, 30, com a vitória do Peñarol por 3 a 1 sobre o time carioca, em Montevideu.
Com isso, o Bahia está mais do que nunca na briga direta por uma das vagas da Liberta, pois a decisão brasileira garante o G-7, com mais uma vaga para a competição continental em 2025. Veja os cenários:
Se o Atlético-MG vencer a Libertadores e a Copa do Brasil, o Brasileirão ganha, automaticamente, mais uma vaga na fase de grupos da competição continental, já que o G-4 se transformaria em G-5, e o G-6 em G-7 (pré-Libertadores).
Caso o Galo se consagre campeão apenas em um dos torneios, uma nova vaga será aberta no Brasileirão, já que Botafogo e Flamengo estão, atualmente, entre os seis primeiros colocados. Já se o Atlético-MG não vencer nenhum dos torneios, Flamengo e Botafogo garantem vagas diretas e o G-6 do Brasileirão é transformado em G-8.
Final brasileira será a 6ª na história da Liberta
O Glorioso mostrou toda a sua força no Rio de Janeiro ao humilhar a equipe Uruguaia com um sonoro 5 a 0, uma enxurrada de gols em menos de meia hora do segundo tempo, após o clube Uruguaio, pentacampeão da Libertadores, levar o jogo para o intervalo com 0 a 0 sem placar.
A revanche entre os dois foi disputada no Estádio Centenário e com a presença de torcedores do Botafogo por sugestão do Ministério do Interior Uruguai e da Polícia local em detrimento dos interesses do Peñarol, que esperava disputá-lo em seu estádio Campeón del Siglo e havia vetado a entrada da torcida brasileira.
Leia mais:
>> Paulo Sales é anunciado como novo treinador do Fluminense de Feira
>> Juazeirense renova com o técnico João Carlos para a próxima temporada
>> Savinho deixa campo chorando e vira dúvida para a Seleção Brasileira
Os gols dos 'aurinegros' foram marcados por Jaime Báez, aos 30 e 55 minutos, e Facundo Batista, aos 89, enquanto o argentino Thiago Almada, aos 88, descontou para o horário carioca.
O Atlético Mineiro também se valeu da boa vantagem obtida no jogo de ida, o 3 a 0 em Belo Horizonte, e na terça-feira, no estádio Monumental, em Buenos Aires, se manteve firme e forte para manter o empate sem gols contra o River Plate, que almejava uma noite épica diante de sua torcida fanática.
O Galo retorna à final da Libertadores após sagrar-se campeão em 2013 liderado em campo por Ronaldinho Gaúcho. Já para o Botafogo, a final desta edição será sua primeira em seis participações.
O duelo entre Atlético-MG e Botafogo será uma quarta final entre times brasileiros desde 2020, interrompido apenas pela última vez, entre Fluminense e Boca Juniors, e a sexta de toda a história da competição.
Resultados dos jogos de volta das semifinais (entre parênteses os classificados para a final e entre parênteses os resultados da ida):
Terça-feira:
Em Buenos Aires: River Plate (ARG) - ATLÉTICO-MG (BRA) 0-0 (0-3)
Quarta-feira:
Em Montevidéu: Peñarol (URU) - BOTAFOGO (BRA) 3-1 (0-5)
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes