Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

TÊNIS

Gauff vence Sabalenka e conquista US Open pela primeira vez

De virada, a norte-americana vence a bielorrussa por 2 sets a 1

AFP

Por AFP

10/09/2023 - 10:53 h
Coco Gauff beija troféu de campeã
Coco Gauff beija troféu de campeã -

Com uma emocionante virada, a americana Coco Gauff derrotou neste sábado, 9, a bielorrussa Aryna Sabalenka na final do US Open, levantando o primeiro troféu de Grand Slam de sua carreira aos 19 anos.

Gauff fechou o jogo em 2 sets a 1, com parciais de 2-6, 6-3 e 6-2, em duas horas e seis minutos no Arthur Ashe Stadium, em Nova York.

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Com esta vitória em sua segunda final de Major, Gauff é a tenista americana mais jovem a vencer o Aberto dos Estados Unidos desde Serena Williams, campeã aos 17 anos em 1999.

"Significa muito para mim, estou um pouco em choque agora", reconheceu Gauff ao receber o troféu.

Nascida em Delray Beach (Flórida) e acompanhada de perto desce que surgiu no circuito aos 15 anos, Gauff entrou definitivamente na elite do tênis com uma exibição de gala e mostrando personalidade contra a nova número 1 do mundo.

Sabalenka, que conquistou seu primeiro Grand Slam no início do ano, no Aberto da Austrália, caiu nas semifinais em Roland Garros e Wimbledon e na segunda-feira irá desbancar do topo do ranking da WTA a polonesa Iga Swiatek.

Na final deste sábado, a bielorrussa de 25 anos conseguiu se impor sobre a empolgação do público americano em Flushing Meadows vencendo o primeiro set com autoridade.

Quando Sabalenka caminhava decidida para seu primeiro título em Nova York, o roteiro do jogo tomou um rumo extraordinário quando Gauff reagiu e público foi junto com a americana.

A bielorrussa perdeu cinco games seguidos e ficou com uma desvantagem de 4-0 no set decisivo.

Gauff chegava em seu melhor momento ao maior desafio de sua curta carreira, com uma sequência de 11 vitórias e dois títulos em agosto (Washington e Cincinnati).

- Reação de campeã -

O tênis americano, adormecido desde o ocaso das irmãs Williams, teve motivos para sorrir nestas duas últimas semanas com as boas campanhas de jogadores como Ben Shelton, Taylor Fritz e Frances Tiafoe, mas sobretudo com a explosão definitiva da carismática Coco Gauff.

Neste sábado, a maior e mais barulhenta quadra de tênis do mundo se mobilizou para empurrar sua favorita a dar o último passo.

Ex-campeões como Maria Sharapova e Andy Roddick, e atrizes como Nicole Kidman e Diane Keaton, também estavam presentes para apoiar uma jogadora muito popular entre a nova geração e com voz ativa fora do esporte.

Com cenário adverso, Sabalenka começou impondo ritmo forte para dar as cartas no início do duelo contra a jovem americana e as arquibancadas. Colocando à prova a velocidade de Gauff, ela conseguiu fechar o primeiro set em 40 minutos.

Na segunda parcial, foi a vez da americana ditar os pontos, e Sabalenka contribuiu ao cair na armadilha.

A bielorrussa teve seu serviço quebrado no quarto game e, com o público incendiado, entrou em uma sucessão de até 15 erros não forçados que custaram o set.

No início do set decisivo, o retrato do jogo era totalmente favorável para Gauff, que levantou os torcedores devolvendo várias bolas impossíveis.

Com 4-0 de desvantagem, Sabalenka precisava de uma reação épica, como a que conseguiu nas semifinais contra a também americana Madison Keys.

A bielorrussa não perdeu as esperanças e conseguiu uma quebra para diminuir para 4-2, mas Gauff não diminuiu o ritmo até selar a vitória e cair de joelhos na quadra sob o êxtase do público.

"Obrigado a todos que não acreditavam em mim, que quando ganhei em Washington e Cincinnati diziam que era o máximo que eu ia conseguir", afirmou a jovem americana na cerimônia de premiação. "Sinceramente, quem achou que estava colocando água no meu fogo, na verdade colocou gasolina e agora está queimando muito forte".

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Aryna Sabalenka Coco Gauff serena williams tênis US Open wta

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Coco Gauff beija troféu de campeã
Play

Técnico ex-Vitória bate boca com jornalista em coletiva após clássico

Coco Gauff beija troféu de campeã
Play

Wanderlei processará agressor por tentativa de homicídio, diz advogado

Coco Gauff beija troféu de campeã
Play

Vídeo: luta entre Popó e Wanderlei termina em pancadaria generalizada

Coco Gauff beija troféu de campeã
Play

VÍDEO: Jair Ventura comanda primeiro treinamento no Vitória

x