SEM TOLERÂNCIA
Governo brasileiro cobra autoridades da Espanha após ofensas a Vini
Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial, concede entrevista coletiva sobre o assunto
Por Da Redação
O Ministério da Igualdade Racial anunciou que tomará medidas após ataques racistas contra o craque brasileiro Vinícius Junior. As autoridades espanholas e a La Liga, organizadora do campeonato espanhol, serão notificadas sobre o ocorrido.
Na manhã desta segunda-feira, 22, Anielle Franco, responsável pelo ministério, concedeu entrevista coletiva onde revelou detalhes das ações para auxiliar os atletas negros e combater o racismo no esporte.
"A gente vai para cima das autoridades, notificar, oficializar para que tenha uma resposta. O histórico da La Liga não é bom, é bem racista. Ontem [domingo] mesmo, o próprio presidente, diretor, quis colocar o Vini como culpado por ter vivido esse racismo. E a gente está aqui para enfrentar isso em conjunto, com muita seriedade e afinco", declarou a ministra.
"Eu entrei em contato com a vice-presidente da Espanha, Yolanda Diaz. Falei com ela, estamos aguardando um posicionamento direto do governo. O Itamaraty está articulando as próximas reuniões, ambos os países estão em contato," completou.
O presidente Lula, ainda no domingo, 21, se pronunciou em sua conta no Twitter e prestou solidariedade ao jogador do Real Madrid e da Seleção Brasileira. Personalidades do esporte também demosntraram apoio à Vini Jr.
Queria fazer um gesto de solidariedade ao @vinijr, um jovem que certamente é o melhor jogador do Real Madrid, e que sofre repetidas ofensas. Espero que a Fifa e outras entidades tomem providências, para não deixar que o racismo tome conta do futebol.
— Lula (@LulaOficial) May 21, 2023
Nesta segunda, o governo brasileiro emitiu uma nota de repúdio aos ataques racistas, assinada pelos Ministérios do Esporte; da Igualdade Racial; das Relações Exteriores; da Justiça e Segurança Pública; e dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Confira a nota na íntegra:
O governo brasileiro repudia, nos mais fortes termos, os ataques racistas que o atleta brasileiro Vinícius Júnior vem sofrendo reiteradamente na Espanha.
Tendo em conta a gravidade dos fatos e a ocorrência de mais um inadmissível episódio, em jogo realizado ontem, naquele país, o Governo Brasileiro lamenta profundamente que, até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo. Insta as autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos. Apela, igualmente, à FIFA e à Liga a aplicar as medidas cabíveis.
O Governo Brasileiro tem atuado em cooperação com o Governo da Espanha para coibir, reprimir e promover políticas de igualdade racial e compartilhar conhecimento e boas práticas para ampliar o acesso de pessoas afrodescendentes e imigrantes ao esporte com total intolerância a toda e qualquer prática discriminatória, com o apoio ao aperfeiçoamento das melhores práticas internacionais para promover a prevenção e o combate ao racismo, além de qualquer tipo de discriminação nas diferentes modalidades de esportes.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes