Holanda e Croácia disputam vaga na final da Nations League | A TARDE
Atarde > Esportes

Holanda e Croácia disputam vaga na final da Nations League

Em jogo único, seleções disputarão o título junto com Itália e Espanha

Publicado quarta-feira, 14 de junho de 2023 às 11:28 h | Autor: Beatriz Amorim
Croácia se prepara para semifinal contra Holanda
Croácia se prepara para semifinal contra Holanda -

A Liga das Nações da UEFA saberá o primeiro finalista da sua terceira edição na tarde desta quarta-feira,14, a partir das 15h45. A Holanda, país responsável por sediar a fase final da competição, receberá a equipe da Croácia.. Do outro lado da chave, Espanha e Itália disputarão a segunda vaga, que acontecerá na quinta-feira,15, às 15h45. A atual edição já tem uma final inédita, tendo em vista que, nenhuma da seleções ainda presentes na Liga das Nações já foi campeã. 

A Holanda chega na sua segunda semifinal, repetindo o feito de 2019, quando foi segundo colocado, atrás de Portugal. A Laranja Mecânica, como eram conhecidos nos anos  80, estão com sede de títulos, já são 35 anos sem levantar um caneco. Já a terceira colocada da Copa do Mundo, a Croácia, nunca chegou tão longe na competição, e buscam o seu primeiro título da história. 

A seleção do Melhor jogador de 2018, Luka Modric, garantiu a liderança do grupo A1, que também contava com Dinamarca, França e Áustria. Os Holandeses, por sua vez, garantiram a classificação após desbancar Bélgica, Polônia e País de Gales e se manter no primeiro lugar do grupo A4. 

Holanda treina pensando em semifinal da Nations League
Holanda treina pensando em semifinal da Nations League |  Foto: ROBIN VAN LONKHUIJSEN / ANP / AFP
 

Retrospecto:

A Holanda, após cair para a atual campeã do Mundo, a Argentina, nos pênaltis, viveu um momento delicado no início de 2023, quando foi goleado pela França por 4x0 nas qualificações para a Eurocopa de 2024. Em seguida, conseguiu a recuperação com uma vitória por 3x0 em cima de Gibraltar. Os holandeses contarão com a ausência do zagueiro De Ligt, do Bayern, lesionado desde o fim da temporada.

Os croatas, Algoz do Brasil, também teve o mesmo fim na Copa do Mundo, caindo para a Argentina nas semifinais por 3x0. Com uma base parecida da Copa de 2022, a seleção croata, neste ano, neste ano, empatou por 1 a 1 com País de Gales e venceu a Turquia por 2 a 0 nas eliminatórias da Euro. Gvardiol será a ausência, destaque na Copa do Mundo, o zagueiro se recupera de uma lesão e não joga a Liga das Nações.

Ficha técnica: 

Holanda x Croácia

Local: Estádio De Kuip, Roterdã, Holanda

Dia e horário: 14/06, 15h45 (de Brasília)

Árbitro: István Kovács (Romênia)

Onde assistir: sportv, ESPN e Star+

Publicações relacionadas