Itabuna Esporte Clube: da inatividade ao protagonismo estadual | A TARDE
Atarde > Esportes

Itabuna Esporte Clube: da inatividade ao protagonismo estadual

Conheça detalhes da SAF que conquistou resultados de "cinco anos em onze meses"

Publicado terça-feira, 16 de maio de 2023 às 07:00 h | Autor: Marcos Valença e Lincoln Oriaj
Leonardo Amoedo, Tiago Ruas e Gerson Figueiredo estão à frente do projeto
Leonardo Amoedo, Tiago Ruas e Gerson Figueiredo estão à frente do projeto -

O Itabuna retornou ao cenário do futebol profissional em 2022, após seis anos de inatividade e dez anos longe da elite do futebol baiano. Com trabalho e planejamento, em onze meses a equipe conquistou o título da Série B do Campeonato Baiano, foi semifinalista do Baianão da primeira divisão, e garantiu vaga na Copa do Brasil e Série D de 2024.

Em meio aos resultados dentro de campo, o clube se reestruturou administrativamente e se tornou Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Leonardo Amoedo, investidor responsável pela SAF do Itabuna, conversou com exclusividade com o Portal A TARDE e contou bastidores destas mudanças e conquistas.

“Começamos em 2022 a partir de um encontro com Rodrigo Dantas Xavier (presidente do clube). Nós fomos almoçar e, neste almoço, definimos um patrocínio para o Itabuna. O clube já estava com elenco formado e com tudo certinho para disputar a segunda divisão do Baiano”, explicou Leonardo.

Em meio a dificuldades financeiras durante a disputa da Série B do Baiano, Amoedo sugeriu ao presidente que o clube se tornasse SAF. Rodrigo Xavier aceitou e levou a proposta para o conselho do clube. A partir daí, o planejamento passou a render frutos dentro de campo.

Ano passado fizemos algumas interferências no clube. Troca de treinador, chegada de novos jogadores, afastamento de alguns. O clube estava em sexto lugar, ficou entre os quatro, depois ficou entre os dois e fomos campeões. É um projeto de cinco anos que aconteceu em onze meses Leonardo Amoedo, investidor responsável pela SAF do Itabun
 

Após conquistar os objetivos, Amoedo comemora o calendário cheio na temporada 2024, uma vez que a falta de competições a partir do segundo trimestre do ano dificulta o planejamento da equipe, pois os atletas preferem contratos mais longos.

“A confederação, juntamente com as federações precisam rever isso do calendário, porque é uma dificuldade terrível. As pessoas não imaginam a dificuldade que nós tivemos para contratar atletas porque eles sabiam que após o campeonato [estadual] estariam desempregados. Tivemos dificuldade durante a competição, perdemos alguns jogos porque não tínhamos atleta para uma posição, porque não tínhamos calendário”, contou o empresário.

A solução encontrada pelo Itabuna foi a criatividade. Todas as contratações do clube passam por uma série de análises criteriosas, feita por uma comissão técnica com profissionais que receberam propostas de outros clubes após o excelente trabalho no Dragão do Sul.

“Tivemos uma comissão fantástica. Temos diretrizes e metas dentro do Itabuna, onde o treinador não contrata. Nós temos um comitê do futebol que analisa. Tem que ter pelo menos três confirmações e algumas métricas de minutagem precisam acontecer. Outros atletas a gente precisa verificar jogando”, explicou Leonardo.

São com esses ideais que o Itabuna já se planeja para a temporada 2024, com pré-temporada programada para iniciar no início de novembro, antes dos adversários.

“Começamos o planejamento de 2024 há dois meses. Nós temos uma surpresa para o futebol baiano já a partir de janeiro. Vão sair alguns contratos novos, vem alguns gringos, vem atletas de ponta. Nós estamos investindo pesado”, relatou o investidor.

Sociedade Anônima do Futebol (SAF)

Leonardo Amoedo faz questão de priorizar o profissionalismo da administração da SAF do Itabuna, e apesar de parecer clichê quando se trata de SAF, o projeto é a médio e longo prazo, com resultados dentro de campo que nem sempre serão positivos.

“As pessoas discutem muito cifras com a SAF. Eu falo que a gestão e a governança precisam estar sempre acima da política. Nas primeiras derrotas, queriam que demitíssemos o treinador. Pessoal não entende que o Sérgio Araújo participa de um projeto grande. A gente sabe o que quer e, principalmente, o que a gente não quer para o Itabuna. Está sendo construída a SAF do Itabuna em um projeto de médio a longo prazo. Então, o Itabuna tem que existir daqui a 100 anos, daqui a 200 anos”, afirmou Leonardo.

A relação social do Itabuna Esporte Clube com a cidade é muito forte, e os torcedores, que votaram a favor da aprovação da SAF, também são parte importante do clube, assim como os moradores da região. Leonardo contou ao Portal A TARDE quais são os planos para eles.

“Os torcedores são nossos clientes e eles precisam ser bem atendidos. Estamos entrando em uma parceria com uma empresa de gestão de programa de sócios do Itabuna. Vai chegar em Itabuna o maior programa de benefícios, que os maiores clubes do Brasil e do mundo tem. Vamos ter de plano de saúde a mega descontos em farmácias. Nós vamos ter o aplicativo do Itabuna, o banco digital do Itabuna. Ou seja, um conjunto de fatores e coisas”, revelou Leonardo.
 

A relação com a cidade, inclusive, foi um dos motivos que fizeram Leonardo Amoedo optar pelo investimento no Itabuna Esporte Clube. Ele se sente agradecido ao município que recebeu seu pai e o ajudou a recomeçar.

“A gente criou uma sinergia com o presidente, foi muito olho no olho, transparência, foi bem sincero com as contas do clube. Mas tem uma questão afetiva com a cidade. Itabuna recebeu meu pai, falecido há três anos, quando ele estava em uma situação financeira ruim. Itabuna abraçou ele e ele recomeçou a vida de lá, e sempre que ele falava de Itabuna, eu lembrava com muito carinho”, concluiu o investidor.

O Itabuna vive a expectativa da reforma do estádio Luis Viana Filho para mandar os jogos das competições de 2024 na cidade e evitar deslocamentos. Além disso, existe um planejamento para a construção de centro de treinamento com alojamento para atletas em um terreno na cidade, que está na fase de avaliação. É a esperança de um futuro sustentável e vitorioso para o Dragão do Sul.

Publicações relacionadas