TOP 3 DA HISTÓRIA
Lucho se torna o terceiro maior artilheiro estrangeiro do Bahia
O uruguaio marcou na goleada de 5 a 0 sobre o Confiança que garantiu o título do Nordestão

Por Marina Branco

Salvador, setembro de 2025, final da Copa do Nordeste, pentacampeonato do Esquadrão - dia em que o uruguaio Lucho Rodríguez entrou ainda mais para a história do Bahia. Ao marcar seu 20º gol pelo clube em cima do Confiança, o atacante superou Hugo Rodallega e Maxi Biancucchi, ambos com 19, e assumiu a terceira colocação entre os maiores artilheiros estrangeiros da história tricolor. À frente dele, apenas o argentino Sanfilippo, com 59 gols, e Fabrini, com 23.
Na Fonte Nova, um cruzamento de Iago Borduchi pela esquerda encontrou Lucho Rodríguez para ampliar o placar do Esquadrão, colocando o uruguaio na história do Tricolor ao entrar no top 3 maiores artilheiros estrangeiros do clube.
Leia Também:
Conheça os maiores artilheiros estrangeiros do Bahia:
Ídolo do Esquadrão, José Sanfilippo chegou ao Bahia em 1963, vindo do San Lorenzo, da Argentina, e não demorou a se tornar um dos maiores artilheiros estrangeiros do futebol brasileiro na época. Conhecido como “El Nene”, marcou 59 gols pelo Tricolor, entrando para a história e memória do clube para sempre.

Em segundo lugar, outro argentino, nascido na cidade de Rosário. O atacante Fabrini atuou pelo Bahia nos anos 1970, marcando 23 gols em 66 partidas e se tornando referência ofensiva em uma época de renovações no elenco.

Saindo da Argentina, chega ele: natural de Montevidéu, o uruguaio Lucho Rodríguez já soma 20 gols com a camisa do Bahia, ainda com espaço para crescer muito mais no ranking. Depois da conquista da Copa do Nordeste, Lucho está a apenas três gols de igualar Fabrini e assumir a vice-liderança entre os estrangeiros artilheiros do Esquadrão.
Logo abaixo de Lucho, aparece o colombiano Hugo Rodallega, mais recente do que os que estão acima do uruguaio. Hugo chegou ao Bahia em 2021, vindo do futebol turco, e não demorou a brilhar. Foi artilheiro do time em 2022, marcando gols importantes na Série B e na Copa do Brasil, e balançando as redes 19 vezes antes de deixar o clube no fim de 2022.

Fechando o top 5, aparece o primo de Messi, o argentino Maxi Biancucchi, que defendeu o Bahia entre 2014 e 2015. Com 19 gols em 48 partidas pelo Tricolor, foi peça importante em campanhas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes