Macedônia do Norte, último obstáculo para CR7 a caminho da Copa | A TARDE
Atarde > Esportes

Macedônia do Norte, último obstáculo para CR7 a caminho da Copa

Portugal enfrenta os surpreendentes macedônios nesta terça-feira, 29,no Porto, pela repescagem

Publicado segunda-feira, 28 de março de 2022 às 17:39 h | Autor: AFP
Durante coletiva, o astro Cristiano Ronaldo pregou respeito ao adversário, apesar de sua evidente superioridade
Durante coletiva, o astro Cristiano Ronaldo pregou respeito ao adversário, apesar de sua evidente superioridade -

Competidor insaciável, Cristiano Ronaldo tentará romper a última barreira que o separa da Copa do Mundo de 2022, a surpreendente Macedônia do Norte, que enfrenta Portugal nesta terça-feira, 29, no Porto, pela repescagem das eliminatórias europeias.

Se os campeões da Eurocopa 2016 vencerem, jogarão seu 12º torneio internacional consecutivo, o décimo de ‘CR7’, que também entraria no exclusivo clube dos jogadores que disputaram cinco Copas do Mundo.

>>Acompanhe as principais noticias do mundo do esporte

Após passar pela Turquia na semana passada, Portugal deve confirmar o favoritismo e selar sua classificação para o Mundial contra a ‘zebra’ Macedônia do Norte, número 67 no ranking da Fifa.

Todos os prognósticos apontavam para um atrativo confronto entre Portugal e Itália, os dois últimos campeões europeus, mas os italianos acabaram caindo em casa para os macedônios.

Como consequência, a Itália está fora da segunda Copa consecutiva, uma catástrofe nunca vivida antes na história desta tradicional seleção.

Sem 'salto alto'

“Se pensarmos que, teoricamente os macedônios são mais fracos, vamos por um mau caminho, é o pior cenário possível. Temos que enfrentar a Macedônia do Norte como faríamos se fosse a Itália”, disse em entrevista coletiva o treinador de Portugal, Fernando Santos.

O pequeno país balcânico nunca disputou uma Copa do Mundo, mas progrediu muito nos últimos anos.

A Macedônia do Norte disputou seu primeiro grande torneio na Eurocopa em 2021 e já mostrou que pode surpreender a seleção de Cristiano Ronaldo.

Antes de eliminar a Itália, os macedônios venceram a Alemanha na fase de grupos (2 a 1), impondo a primeira derrota da seleção alemã nas eliminatórias europeias desde 2001.

A incrível vitória sobre os italianos lembrou que a equipe macedônia sabe se mostrar sólida e aproveitar suas raras oportunidades.

Desde a aposentadoria do atacante Goran Pandev depois da Euro, o único jogador de renome da Macedônia do Norte é o jovem meia do Napoli Eljif Elmas.

“Pode ser um dos jogos mais duros e emocionantes para nós. Teremos 90 minutos para realizar um sonho não só nosso, mas de um país inteiro”, disse Elmas em entrevista no domingo.

'Vida ou morte'

Cristiano Ronaldo e seus companheiros estão cientes das façanhas da Macedônia do Norte e pregam respeito ao adversário, apesar de sua evidente superioridade.

“Para nós é um jogo de vida ou morte. Será um jogo extremamente difícil porque se os macedônios estão aqui é porque mereceram”, disse ‘CR7’ em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

Cristiano é o trunfo português para superar o rival nesta terça.

O astro é o maior artilheiro entre seleções (115 gols) e maior goleador da história do futebol em jogos oficiais (807 gols).

Apesar de não ter marcado em seus últimos três jogos por Portugal, o atacante não se torna menos temível por isso.

Como já disse o treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti: “Só existe um jogador mais perigoso que Cristiano Ronaldo, é o Cristiano Ronaldo que não marcou no jogo anterior”.

Publicações relacionadas