Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
12/09/2022 às 12:57 • Atualizada em 12/09/2022 às 13:25 - há XX semanas | Autor: Da Redação

PUNIÇÃO

MP-BA pede afastamento por dois anos da ‘Bamor’ e ‘Os Imbatíveis’

Solicitação à Justiça é que as torcidas organizadas fiquem fora de eventos esportivos

A punição foi solicitada depois da confusão no dia 4 de setembro
A punição foi solicitada depois da confusão no dia 4 de setembro -

Após mais um episódio de violência envolvendo membros das torcidas ‘Bamor’ e ‘Os Imbatíveis’ ocorrido no dia 4 de setembro no bairro de São Caetano, em Salvador, o Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da promotora de Justiça Thelma Leal, ajuizou uma ação civil pública contra as duas torcidas organizadas nesta segunda-feira, 12.

>> MP-BA inicia apuração de briga entre torcidas organizadas

Em nota, o MP-BA anunciou que solicitou que a Justiça determine o afastamento da Bamor e da TUI dos locais onde se realizam eventos esportivos, em todo o país, pelo prazo de dois anos.

Na ação, o MP-BA requer também que a Justiça impeça que todos os associados membros das torcidas frequentem e compareçam aos referidos eventos e seu entorno em um raio de cinco mil metros, portando ou se utilizando de elementos identificativos, indumentárias ou acessórios, desenhos ou outros signos representativos, tais como camisas, blusas, bonés, calções e faixas que possam identificá-los nesses eventos, assim como de venderem material das torcidas.

Segundo a promotora de Justiça Thelma Leal, “por meio de notícias divulgadas pela imprensa, bem como, por comunicação do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (BEPE), chegou ao nosso conhecimento a prática de atos de violência generalizada e tumulto entre membros das torcidas Bamor e Tui no dia 4 deste mês, nas proximidades do Largo do Argeral, bairro de São Caetano, em Salvador”, afirmou.

Ela complementou que em vídeos que circulam nas redes sociais, e juntados aos autos, é possível ver dezenas de torcedores com uniformes da Torcida Uniformizada Os Imbatíveis andando pelas ruas ao som de rojões. Um deles exibe uma soqueira inglesa, um tipo de arma branca feita de metal, que encaixa nos dedos para potencializar os ferimentos durante o soco, e profere palavras de ordem, como se convocando a multidão para briga.

Em outro vídeo, pessoas com uniformes da Torcida Uniformizada Os Imbatíveis e da Bamor, estes em menor número, enfrentam-se, em agressões mútuas. “Em outra cena de extrema violência, durante a confusão de envolvidos, um carro dá ré e intencionalmente atinge parte das pessoas que estavam na pista, causando lesões corporais”, ressaltou a promotora de Justiça.

O MP-BA requer ainda o fechamento da sede da acionada Bamor para realização de eventos e concentração de torcedores, ainda que sem utilizar os elementos identificativos da torcida, nos dias de jogos do time respectivo, pelo prazo de um ano; e o fechamento da sede da acionada TUI para realização de eventos e concentração de torcedores nos dois dias que antecedem os jogos do time respectivo, enquanto durar a suspensão deferida pela Justiça.

Além disso, a TUI terá que publicar em suas redes sociais oficiais o motivo da suspensão, ou seja, a decisão da Justiça, na véspera de cada partida que o Vitória disputar, durante o tempo que durar a suspensão.

Caso os pedidos sejam descumpridos pelas torcidas, o MP pediu a fixação de multa diária de R$ 5 mil.

O caso

Membros de torcidas organizadas do Bahia e do Vitória protagonizaram cenas de violência na tarde de domingo no bairro de São Caetano, em Salvador. Os vídeos do confronto repercutiram nas redes sociais. Nas imagens é possível identificar a briga generalizada envolvendo os torcedores dos dois clubes baianos.

Três pessoas agredidas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde permanecem internadas, segundo informações da Polícia Civil do Estado da Bahia (PC-BA).

Na ação, 54 pessoas foram conduzidas por policiais militares para a Central de Flagrantes, Delegacia de Repressão à Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) e Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Dercca).

Um outro vídeo mostra um carro dando ré em alta velocidade e atropelando os envolvidos na confusão. O veículo foi apreendido na localidade da Baixinha de Santo Antônio. O proprietário do VW Gol já foi identificado e está foragido. Outros dois envolvidos foram presos em flagrante por tentativa de homicídio. Eles são responsáveis por desferir pedradas e chutes nas vítimas que estavam no solo após atropelamento.

Um dos integrantes da organizada Bamor, internado após briga seria um dos quatro envolvidos no ataque ao ônibus do Bahia no dia 25 de fevereiro deste ano.

Marcelino Ferreira Barreto Neto, conhecido como Netinho e suspeito de participar no atentado contra o ônibus do Bahia, sofreu uma lesão grave no olho e fraturou um braço. As outras duas vítimas, identificadas como Alexandre Santana Franco e Lucas Queiroz da Silva, também estão internadas, mas não correm risco de morte.

Assuntos relacionados

#Bahia, #Vitória, #Bamor, #Imbatíveis, #EventosEsportivos

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

#Bahia, #Vitória, #Bamor, #Imbatíveis, #EventosEsportivos

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

#Bahia, #Vitória, #Bamor, #Imbatíveis, #EventosEsportivos

Publicações Relacionadas

A tarde play
A punição foi solicitada depois da confusão no dia 4 de setembro
Play

"Aonde queremos chegar?", questiona Ceni após 9º triunfo na Série A

A punição foi solicitada depois da confusão no dia 4 de setembro
Play

Vídeo: Goleiro atingido por PM dentro de campo revela estar "abalado"

A punição foi solicitada depois da confusão no dia 4 de setembro
Play

Dentro de campo, goleiro leva tiro disparado por policial; assista

A punição foi solicitada depois da confusão no dia 4 de setembro
Play

VÍDEO: Darwin Núnez troca socos com torcedores na arquibancada

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA