Nadal é eliminado em seu último torneio de Madri | A TARDE
Atarde > Esportes

Nadal é eliminado em seu último torneio de Madri

Nadal vinha de três vitórias consecutivas no saibro de Madri

Publicado terça-feira, 30 de abril de 2024 às 21:47 h | Autor: AFP
Nadal se despedindo após derrota em Madri
Nadal se despedindo após derrota em Madri -

O tenista espanhol Rafael Nadal, de volta ao circuito apesar das lesões, foi eliminado nas oitavas de final do Masters 1000 de Madri pelo jovem tcheco Jiri Lehecha (N.31) nesta terça-feira (30) enquanto Jannik Sinner e Carlos Alcaraz avançaram para a próxima fase.

Nadal pareceu sentir o cansaço após as três horas de jogo da véspera em sua vitória sobre o argentino Pedro Cachín, e acabou perdendo para o tcheco por 7-5 e 6-4.

"Foi uma semana muito especial para mim. Tive a oportunidade de voltar a jogar aqui, nesta quadra que tanto me deu em todos os sentidos, no nível esportivo e emocional", declarou, visivelmente emocionado na quadra após a partida.

O torneio o homenageou, exibindo cinco placas para cada um de seus títulos em Madri com a mensagem "Gracias Rafa!" ("Obrigado Rafa", em português).

Salvo surpresa, o veterano, vencedor de 22 Grand Slams em sua carreira, disputa em 2024 sua última temporada no circuito e não deverá voltar a jogar na capital espanhola.

Antes da derrota sofrida nesta terça-feira, Nadal vinha de três vitórias consecutivas no saibro de Madri, pela primeira vez desde 2022.

- Sinner e Alcaraz se classificam -

Mais cedo o italiano Jannik Sinner e o espanhol Carlos Alcaraz, números 2 e 3 do mundo sofreram mais do que o necessário em suas respectivas partidas para conseguirem avançar às quartas de final.

Sinner venceu de virada o russo Karen Khachanov (N.17) por 5-7, 6-3 e 6-3.

Primeiro cabeça de chave na ausência do sérvio Novak Djokovic, atual número 1 do mundo, o italiano venceu em pouco mais de duas horas após sofrer no primeiro set, e neste ano acumula 28 vitórias e apenas duas derrotas.

O campeão do Aberto da Austrália enfrentará nas quartas de final o canadense Félix Auger-Aliassime (N.35), que venceu o norueguês Casper Ruud (N.6) por 6-4 e 7-5.

Já Alcaraz, que voltou às quadras neste torneio de Madri após se recuperar de uma lesão no antebraço, conseguiu vencer o alemão Jan-Lennard Struff (N.24) por 6-3, 6-7 (5/7) e 7-6 (7/4), numa reedição da final deste mesmo torneio em 2023.

Alcaraz parecia ter o jogo nas mãos no início do segundo set, depois de ter vencido o primeiro e de ter quebrado o primeiro serviço do adversário. Mas Struff, baseando o seu jogo num saque cada vez mais eficaz, começou a desestabilizar o espanhol e conseguiu empatar no final de um tie-break decidido com um ace.

No terceiro set, Alcaraz recuperou o domínio do jogo e contou com três match points com o serviço a seu favor quando vencia por 5-3, mas novamente o alemão reagiu e o jogo foi decidido num novo 'tie-break', desta vez vencido pelo espanhol.

O duas vezes campeão do Grand Slam, cuja participação em Madri era dúvida até o último momento, venceu seus jogos nas duas rodadas anteriores em dois sets, em pouco mais de uma hora.

Se Alcaraz conseguir vencer no saibro da capital espanhola no dia 5 de maio, dia em que completará 21 anos, se tornará o primeiro tenista a conquistar o Masters 1000 de Madri três vezes consecutivas.

Na próxima rodada, o espanhol buscará a vaga nas semifinais contra o russo Andrey Rublev, número 8 do mundo, que derrotou o holandês Tallon Griekspoor (N.25) por 6-2 e 6-4. O russo, que chegou a Madri depois de sofrer quatro derrotas consecutivas, somou sua terceira vitória sem perder nenhum set.

Seu compatriota Daniil Medvedev (N.4) também estará nas quartas de final. Em duelo entre 'inimigos do saibro', o russo venceu o cazaque Alexander Bublik (N.18) por 7-6 (7/3) e 6-4 e jogará nas quartas de final contra o tcheco Jiri Lehecka (N.31).

--- Resultados desta terça-feira do Masters 1000 de Madri:

. Simples masculino - Oitavas de final:

Jannik Sinner (ITA/N.1) x Karen Khachanov (RUS/N.16) 5-7, 6-3, 6-3

Felix Auger-Aliassime (CAN) x Casper Ruud (NOR/N.5) 6-4, 7-5

Daniil Medvedev (RUS/N.3) x Alexander Bublik (CAZ/N.17) 7-6 (7/3), 6-4

Jirí Lehecka (CZE/N.30) x Rafael Nadal (ESP) 7-5, 6-4

Taylor Fritz (EUA/N.12) x Hubert Hurkacz (POL/N.8) 7-6 (7/2), 6-4

Francisco Cerundolo (ARG/N.21) x Alexander Zverev (ALE/N.4) 6-3, 6-4

Andrey Rublev (RUS/N.7) x Tallon Griekspoor (HOL/N.24) 6-2, 6-4

Carlos Alcaraz (ESP/N.2) x Jan-Lennard Struff (ALE/N.23) 6-3, 6-7 (5/7), 7-6 (7/4)

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS