ESPORTES
Natação baiana conquista 19 medalhas nos Jogos Escolares em Pernambuco
Jogos foram realizados em Pernambuco
Por Da Redação

Nadadores baianos que competiram nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de 2024, realizados na última semana em Recife, Pernambuco, conquistaram, ao todo, 19 medalhas. Esse resultado é o recorde da Bahia na modalidade nos últimos 10 anos, completando 44 em toda a competição (oito ouros, 15 pratas e 21 bronzes), um saldo positivo para o estado.
Ao todo, a Bahia foi representada por 250 pessoas, sendo 188 competidores de 12 a 14 anos e demais membros entre dirigentes, fisioterapeutas, psicólogos e jornalistas, com a execução da Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE).
O resultado geral da Bahia orgulhou os baianos, segundo Vicente Neto, diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que garantiu, junto à Secretaria de Educação (SEC), as passagens aéreas e o uniforme de toda delegação baiana.
“A Bahia mostrou sua força no esporte escolar nesta edição de 2024 do JEBs. Estamos muito felizes pelos resultados e medalhas conquistados a partir de um conjunto técnico de acompanhamento e execução para tal com a Sudesb, a SEC e a FBEE. O esporte escolar é, antes de tudo, a nossa base e merece esse olhar do Ministério do Esporte e do Governo do Estado na execução de políticas públicas que desenvolvam atletas e cidadãos, que entendam o papel do esporte na nossa sociedade”, comenta Vicente.

Leia mais
>> Centro Mundo dos Anjos promove Corrida Inclusiva Infantil
>> Técnico do Brasil avalia futsal nas Olimpíadas: "Mais atrativo que futebol"
>> Alcaraz perde para Machac nas quartas de final de Xangai; Sinner vence Medvedev
Medalhas da Natação – A delegação da Bahia na natação, composta por 16 nadadores – oriundos de Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana – e três técnicos, trouxeram conquistas coletivas e individuais, que garantiram ao estado a 3ª colocação geral masculina tanto na série ouro como na série bronze. O time baiano masculino ficou com a prata no revezamento 4x50m livre (Bernardo Costa, Bernardo Libório, Filipe Viana e Lucas Pinto) e o bronze no revezamento 4x50m medley (Bernardo, Bernardo, Inácio Moraes e Lucas).
As 44 medalhas conquistadas em solos pernambucanos em 2024 foi um dos recordes do estado na competição. Os pódios para a Bahia foram assegurados por representantes do interior do estado e da Região Metropolitana de Salvador das modalidades de atletismo, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa, wrestling, vôlei de praia, futsal e natação.
Além da natação, mais duas modalidades tiveram medalhistas no último grupo de estudantes atletas que competiram. O futsal feminino, do Colégio Integral, ficou com a prata na série cobre, enquanto a dupla do vôlei feminino do Colégio Marista Patamares ficou com o bronze da série cobre. As demais premiações com o primeiro e segundo grupo de estudantes atletas podem ser lidas na matéria no site da Sudesb.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes