LIBERTADORES
Os perigos do O'Higgins: rival do Bahia tem joia de seleção e meia como craque
Análise aponta destaques do rival e alerta para o confronto no Chile

O primeiro desafio internacional do Bahia em 2026 é o confronto contra o O'Higgins, pela segunda fase da Copa Libertadores. O time do Chile volta a participar da competição tendo disputado pela última vez em 2014 e vive uma das semanas mais importantes dos seus últimos anos.
Fundado em 1955, o O'Higgins somou sua quarta classificação para a Libertadores na história por terminar na 3ª colocação do Campeonato Chileno em 2025. A maior diferença em relação ao Tricolor surge ao analisar os momentos na temporada.
Enquanto o Esquadrão gerencia minutos de cada jogador do elenco visando tê-los cada vez mais descansados, o adversário chega com muito fôlego, já que vai encarar apenas o seu quarto jogo no ano. O Bahia, por outro lado, já disputou 11 partidas.
Pontos fortes do O'Higgins
Enquanto o Tricolor não conta com o meia Everton Ribeiro, que cumpre suspensão pela expulsão contra o América de Cali, da Colômbia, na Sul-Americana do ano passado, o O'Higgins tem um dos pilares do time à disposição, que, por coincidência, também atua no meio-campo.
O craque
Ao Portal A TARDE, o jornalista Daniel Gajardo, da Rádio Rancagua, do Chile, apontou o meia Bryan Rabello como um dos pontos fortes da equipe, além da "defesa afiada".
"Um ponto forte do O'Higgins é o veloz meio-campista Bryan Rabello, que chega na área, sabe o que quer e sempre vai para o ataque, nunca recua. É um dos maiores pontos fortes do O'Higgins, junto com a defesa que, embora nova, está bem afiada", completou.
Bryan Rabello tem 31 anos, foi revelado pelo Colo-Colo e teve passagem até mesmo pelo Sevilla, da Espanha. O meia atuou em diversos países, como Grécia, México, Uruguai e teve breve passagem no Brasil, quando fezuma partida pelo Novorizontino.
No O'Higgins desde 2023, ele foi um dos pilares da equipe que fez boa campanha no Campeonato Chileno do ano passado. Ao todo, soma 16 gols e 11 assistências pela equipe.

A joia
Não é só no Bahia que as jovens promessas também fazem parte do presente. O lateral Felipe Faúndez, com apenas 19 anos, que disputou a Copa do Mundo Sub-20 em 2025 pelo Chile, também foi destacado pelo setorista.
"Felipe Faúndez, lateral-direito do O'Higgins, é o jovem jogador com mais minutos em campo nas primeiras partidas do Campeonato Nacional.
O defensor de 19 anos foi titular nas duas partidas e jogou praticamente todos os jogos: só foi substituído nos minutos finais da estreia contra o Deportes Concepción", disse.
"O jovem, que disputou a Copa do Mundo Sub-20 no ano passado com a seleção chilena, foi descoberto pelo O'Higgins durante um torneio na cidade de Pumanque", completou.
Leia Também:
Palavras de um ídolo
O ex-atacante Mário "Oso" Nuñez, ídolo do O'Higgins, projetou o confronto entre as equipes e alertou o time chileno sobre a dificuldade de enfrentar o Bahia como visitante.
"Que o O'Higgins vá bem em casa agora, que ganhe e se resolva aqui, porque lá (na Arena Fonte Nova, em Salvador) também sabemos que vai ser super difícil", disse o ex-atleta em entrevista ao portal chileno RedGol.

Bahia x O'Higgins
As equipes se enfrentam nesta quarta-feira, 18, às 19h, no Estádio El Teniente, em Rancagua, pelo jogo de ida da segunda fase preliminar da Copa Libertadores.
O duelo de volta acontece no dia 25, também uma quarta, às 19h, na Arena Fonte Nova.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




