Pandemia da Covid-19 causa a suspensão de oito Campeonatos Estaduais | A TARDE
Atarde > Esportes

Pandemia da Covid-19 causa a suspensão de oito Campeonatos Estaduais

Publicado quinta-feira, 18 de março de 2021 às 10:21 h | Atualizado em 18/03/2021, 10:33 | Autor: Da Redação
Paralisação atinge, além de São Paulo, seis outros estaduais: Acre, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás e Tocantins
Paralisação atinge, além de São Paulo, seis outros estaduais: Acre, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás e Tocantins -

A suspensão de torneios regionais por causa pandemia da Covid-19 já atinge oito campeonatos. Sete disputas estão paralisadas totalmente e uma de maneira parcial. Enquanto isso a Federação Paulista de Futebol (FPF) se organiza nos bastidores para transferir as partidas do Campeonato Paulista para outro estado, pelo Brasil.

A paralisação total afeta, além de São Paulo, seis outros estaduais: Acre, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás e Tocantins. Por outro lado, desde a semana passada duas competições foram retomadas. Santa Catarina já retomou o torneio e Rondônia recebeu a liberação do governo estadual para movimentar seu campeonato no próximo fim de semana.

No Paraná a suspensão só não é completa por causa das prefeituras de algumas cidades do interior. Em Curitiba está proibida a realização de jogos e treinos, mas algumas cidades autorizam as atividades.

O Londrina, por exemplo, está impossibilitado de jogar na própria sede e transferiu nesta quarta, 17, o jogo contra o Azuriz para o município vizinho de Arapongas. Até agora, o estadual realizou somente sete partidas e duas equipes ainda não conseguiram estrear por causa das repetidas suspensões de jogos.

O Distrito Federal manteve o campeonato até o limite com a mesma tática pretendida por São Paulo: fazer partidas em outros estados. O “Candangão” não podia realizar jogos em Brasília por causa de um decreto do governo local e passou a mandar partidas para cidades próximas em Minas Gerais e Goiás.

No entanto, o torneio ficou inviável depois de o governo goiano proibir a realização de atividades esportivas. Para completar, em Minas Gerais a decisão foi de vetar apenas partidas entre times de outros estados. Essa mesma restrição, aliás, foi a responsável por suspender o encontro válido pelo Paulistão entre São Bento e Palmeiras, previsto para ser disputado nesta quarta.

Em entrevista ao canal SporTV o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, afirmou que a entidade tem trabalhado para arrumar um destino para as partidas do estadual agendadas até 30 de março, data em que termina a fase emergencial em São Paulo.

Publicações relacionadas