LUTA LIVRE
Pedro Arapiraca se prepara para disputar Mundial de Jogos Escolares
Baiano é um dos representantes brasileiros no evento internacional que acontecerá no Rio de Janeiro, em agosto
Por Lincoln Oriaj
O atleta de wrestling Pedro Arapiraca, de 15 anos, se prepara para representar o Brasil no Gymnasiade U15, os Jogos Mundiais de Esportes Escolares para atletas de até 15 anos. O evento acontece no Rio de Janeiro, de 19 a 27 de agosto deste ano, e é organizado pela Federação Internacional de Esportes Escolares (ISF), que conta com a participação de 132 países membros de todos os continentes.
O Gymnasiade U15 é uma oportunidade única para jovens atletas de todo o mundo. O evento é relevante porque reúne os campeões nacionais dos países envolvidos e é como um esquenta para os futuros atletas olímpicos.
O jovem baiano começou a praticar wrestling em 2021, quando foi convocado para representar a Federação de Luta Olímpica da Bahia nos Jogos Escolares Brasileiros, os JEBs. Desde então, o atleta tem participado de competições da modalidade e acumulado títulos. Nesse período, foram quatro ouros e uma prata, conquistados em cinco competições disputadas.
Em Feira de Santana, Pedro treina com o venezuelano Rony Sivira, diretor da Federação Venezuelana de Luta Olímpica para categorias emergentes. Sivira se despede do Brasil agora em maio, o que pode fazer a Bahia perder o talento de Pedro, um atleta com potencial olímpico. Após essa temporada do treinador, possivelmente não haverá condições de manter Pedro no estado, a fim de não prejudicar suas possibilidades de representação nacional, uma vez que ele recebeu dois convites para treinar em grandes equipes nacionais.
Pedro Arapiraca foi homenageado, agora em abril, na 10ª edição do prêmio Melhores do Esporte, tido como o "Oscar" do esporte baiano. Uma premiação promovida pela Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb). Ele foi indicado pela Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE) e teve sua atuação no wrestling reconhecida pelas conquistas, entre elas o título de bicampeão brasileiro nos JEBs (2021 e 2022), o que lhe fez ser convocado para a Seleção Brasileira SUB 15 de Wrestling no Gymnasiade 2023.
Aulão de Wrestling
Antes de deixar o Brasil rumo à Venezuela, Rony Sivira promove um aulão de wrestling em Salvador, no Complexo Esportivo Armindo Biriba, em Itapuã. Atletas de wrestling vão se reunir na despedida do treinador venezuelano.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes