Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > ESPORTES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ESPORTES

Pivetes de Aço em ação: base do Bahia ganha espaço em meio a lesões e calendário apertado

‘Pivetes de Aço’ dão resposta e viram alternativa para Ceni em época de maratona de jogos e muitas lesões

Por Luiz Teles

23/04/2025 - 7:43 h
Ruan Pablo entrou no segundo tempo do duelo contra o Ceará
Ruan Pablo entrou no segundo tempo do duelo contra o Ceará -

Com um calendário inchado, atletas importantes no departamento médico e um elenco que ainda busca diversidade nas peças de ataque, o Bahia precisou recorrer à base para conquistar sua primeira vitória no Brasileirão 2025 e equilibrar a minutagem de seus principais jogadores na temporada. Dada a gravidade de algumas das contusões, a maratona de duelos até meados de junho e a impossibilidade de contratações até a abertura da janela, em julho, o Tricolor vai mesmo ter que contar com os ‘Pivetes de Aço’ para se manter forte na temporada.

No Brasileirão, em cinco rodadas, o técnico Rogério Ceni já escalou três novatos: Tiago, Ruan Pablo e Fredi Lipert. Contra o Ceará, o atacante Tiago, de 20 anos, foi quem sofreu o pênalti que deu a vitória ao Bahia por 1 a 0. Ele havia entrado no segundo tempo, aos15 minutos, fazendo sua estreia no time em 2025, após ficar no banco em seis partidas(três na Libertadores).

Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Quem também entrou bem contra o Vozão foi a joia da base tricolor, o atacante Ruan Pablo, de apenas 16 anos, eque foi eleito o melhor jogador da Seleção Brasileira Sub-17na campanha do título sul-americano conquistado no início deste mês. Foi sua 7ª partida em 2025, após ter sido titular por três vezes no Baianão. Como reserva, entrou em outros dois jogos do Estadual e em um da Copa do Nordeste, além do duelo contra o Ceará, pelo Brasileirão, quando deu ao time força física pelo lado esquerdo, quase marcando um gol com assistência de Everton Ribeiro.

A saída de Everaldo, Thaciano e Rafael Ratão do elenco, mesmo com as chegadas de Erick Pulga e Kayky, abriram mais espaço para os atletas da base, tanto para Tiago, que é versátil e atua pelos lados decampo e pelo centro, quanto para Ruan Pablo, que é alto e forte, característica que nenhum outro atleta do ataque do plantel tem para atuar pelos flancos.

Zaga

Já as lesões de Kanu e Gabriel Xavier levaram Fredi Lipert, de apenas 18 anos, à titularidade contra o Cruzeiro. Aquela foi a 7ª partida do zagueiro na temporada, que também defendeu o Bahia em seis jogos no Baianão, quatro como titular. Outro atleta da defesa que pode ser aproveitado em breve é Kauã Davi, que atua como lateral-direito e zagueiro, e que esteve no banco de reservas contra o Ceará. Ele já fez oito jogos em 2025, seis como titular.

O técnico Rogério Ceni enaltece a qualidade e a ajuda dos jogadores da base do Bahia, mas na coletiva pós-jogo contra o Ceará, deixou claro que o aproveitamento em massa dos atletas é circunstancial, dado o contexto de lesões e maratona departidas. “Eu seria hipócrita se falasse que eles estariam jogando mesmo com os outros em condições, porque estão ainda amadurecendo, não estão prontos e irão ganhando minutagem e experiência gradativamente”, avaliou o treinador.

Ceni ainda fez uma análise do desempenho dos Pivetes de Aço.“O Fredi tem muito potencial decrescimento, acho que futuramente pode ser titular do Bahia, como o Beraldo, mesmo jovem, foi no São Paulo. O Ruan Pablo tem apenas 16 anos e só agora que está jogando partidas mais fortes. Ninguém está pronto com 16 anos”, comentou Ceni, que falou ainda sobre sua projeção para a utilização da base no Tricolor. “É o futuro do Bahia: jogadores jovens em campo, mas hoje ainda não é possível. Com o passar do tempo queremos oferecer mais minutos para que eles possam dar retorno financeiro também para quem investe no clube”, finalizou.

Reapresentação

Menos de 24h após enfrentar o Ceará, o elenco do Bahia se reapresentou ontem à tarde no CT Evaristo de Macedo para iniciar os treinos para o jogo de amanhã, às 21h, na Arena Fonte Nova, contra o Atlético Nacional(COL), pela 3ª rodada da fase de grupos da Libertadores. Os titulares da partida não foram para o campo e fizeram apenas um trabalho de academia e fisioterapia. Os demais participaram de um treinamento tático, com destaque para os retornos do meio-campista Michel Araujo e do atacante William José. Gabriel Xavier iniciou o processo de transição física e técnica. Santiago Arias e Ronaldo seguem em tratamento no departamento médico.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

#FutebolBaiano Bahia BaseTricolor Brasileirão2025 ecbahia FrediLipert Libertadores2025 PivetesDeAço RogérioCeni RuanPablo Tiago

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ruan Pablo entrou no segundo tempo do duelo contra o Ceará
Play

VÍDEO: torcedores do Santos invadem CT e protestam pós goleada sofrida

Ruan Pablo entrou no segundo tempo do duelo contra o Ceará
Play

Carille se irrita com jornalista após ser confundido com Carpini

Ruan Pablo entrou no segundo tempo do duelo contra o Ceará
Play

Assista lances de Kauê Furquim, a joia que o Bahia 'roubou' do Corinthians

Ruan Pablo entrou no segundo tempo do duelo contra o Ceará
Play

Vídeo: tiros interrompem jogo do Mundial Sub-20 de Polo Aquático em Salvador

x