ESTATÍSTICAS
Quem ganha, quem cai e quem vai pra Liberta? Veja chances atualizadas
Rodada teve classificação histórica do Mirassol e mudanças bruscas na disputa pelo G-5

Por Marina Branco

O meio de semana no Brasileirão mudou o cenário da corrida pela Libertadores 2026 e confirmou um feito histórico - o Mirassol garantiu matematicamente sua primeira participação no torneio continental ao não poder mais cair abaixo do G-7.
Agora, o clube paulista se junta a Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro, já assegurados anteriormente na competição da CONMEBOL. Com isso, o foco da disputa se concentra no quinto lugar do G-5, última posição que leva direto à fase de grupos, onde Botafogo, Fluminense e Bahia brigam ponto a ponto.
Leia Também:
O Botafogo é quem larga na frente neste momento. A vitória de virada por 3 a 2 sobre o já rebaixado Sport aumentou suas perspectivas de G-5 de 37,98% para 57,59%, transformando o time carioca no principal candidato à vaga direta.
O próximo jogo do Alvinegro é novamente no Rio, contra o Grêmio. Se vencer, além de ampliar a chance no G-5, o clube assegura presença na Libertadores ao menos na faixa do G-7.
O Fluminense também viveu um momento crucial na rodada, ao derrotar o líder Flamengo por 2 a 1 e subiu de 16,35% para 26,62% na briga pela quinta colocação. Para subir mais, o tricolor precisa torcer por um tropeço do Botafogo no fim de semana e tentar pontuar diante do Palmeiras, fora de casa. No recorte do G-7, a situação é confortável, com probabilidade de 98,49%.
O Bahia, por outro lado, sofreu a queda mais brusca entre os concorrentes diretos. A derrota por 3 a 2 para o Fortaleza, jogando em casa, fez sua projeção de G-5 despencar de 50,14% para 19,65%, sendo ultrapassado pelos dois clubes cariocas. O Esquadrão tenta reagir no domingo, quando enfrenta o Vasco, na Fonte Nova.
A vaga extra aberta pela final entre dois brasileiros na atual Libertadores aumentou o número de classificados, inflando também as possibilidades de clubes chegarem ao menos às fases preliminares da competição. O quadro estatístico atualizado aponta os cenários de cada equipe no G-5 e G-7.
Chances de título
Mesmo derrotado no clássico, o Flamengo segue firme como favorito ao título, com probabilidade de 70,73%. O Palmeiras aparece em segundo com 28,04%, e o Cruzeiro, que viu sua possibilidade cair de 2,42% para 1,23% após empatar com o Juventude, corre por fora.
A 35ª rodada reserva jogos simultâneos e decisivos: Flamengo x Bragantino no Maracanã e Palmeiras x Fluminense no Allianz Parque, ambos no sábado, às 21h30. Já o Cruzeiro enfrenta o Corinthians no domingo.
A pontuação mínima projetada para garantir matematicamente o título é 82 pontos.
Na zona de rebaixamento
Na parte de baixo da tabela, o Internacional foi quem comemorou mais na semana. Após vencer o Ceará fora de casa, subiu de 86,09% para 95,09% na probabilidade de permanência. Agora, o time gaúcho, que vinha de cinco jogos sem vitória, tenta consolidar o momento positivo em um duelo direto contra o Santos, segunda-feira, no Beira-Rio.
Já o Santos, que empatou com o Mirassol, aumentou levemente suas chances de se manter na elite de 55,40% para 57,94%, apesar da vantagem mínima de um ponto sobre o Vitória, enquanto o rubro-negro baiano, que comemorou o empate com o vice-líder Palmeiras, viu sua probabilidade cair de 32,11% para 25,98%. Em seguida, o Leão da Barra encara o lanterna Sport neste fim de semana, precisando ganhar para continuar vivo.
Fortaleza e Juventude seguem alternando posições no Z-4. O time cearense subiu de 11,80% para 14,15% após vencer o Bahia, enquanto o Juventude despencou de 16,99% para 8,79% ao ceder o empate ao Cruzeiro em casa, ambos seguindo muito ameaçados.
Após a 34ª rodada, a pontuação mínima projetada para garantir permanência é 47 pontos.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



