PRESSÃO MÁXIMA
Rodada cruel: vitórias de rivais complicam a luta do Bahia pela Libertadores
Resultados de Mirassol e Fluminense apertam briga do Esquadrão pela vaga direta na Liberta

Por Téo Mazzoni

Sem sequer entrar em campo, o Bahia viu seu sonho de conquistar uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2026 ficar ainda mais distante após os jogos de abertura da trigésima sétima rodada do Campeonato Brasileiro.
Nesta terça-feira, 2, tanto o Mirassol quanto o Fluminense — adversários diretos do Esquadrão — venceram seus respectivos jogos, por 1 a 0 sobre o Vasco e 2 a 1 contra o Grêmio, e complicaram ainda mais o cenário tricolor. Com os resultados, o clube paulista assegurou sua vaga no G-4, enquanto os cariocas ficaram muito próximos de garantir o quinto lugar.
Atualmente, a tabela tem o Mirassol em quarto, com 66 pontos e livre de qualquer risco; o Fluminense em quinto, com 61, em situação confortável; o Botafogo, que ainda não entrou em campo na rodada, em sexto, com 58; e o Bahia em sétimo, com 57 pontos — o panorama mais difícil entre os postulantes à classificação direta.
Veja a tabela:

Mesmo atuando nesta quarta-feira, 3, contra o já rebaixado Sport, na Arena Fonte Nova, o Bahia não depende apenas de si para alcançar a vaga. Além disso, terá um confronto direto diante do Fluminense na última rodada, fora de casa, para manter viva a esperança pela fase de grupos da Libertadores.
É verdade que, em caso de triunfo nesta quarta, o Tricolor de Aço assumirá a sexta colocação, com 60 pontos. No entanto, ainda poderá ser ultrapassado na própria rodada pelo Botafogo, que enfrenta o Cruzeiro no Mineirão, nesta quinta-feira, 4.
Leia Também:
Para chegar à fase de grupos da próxima edição da Copa Libertadores e evitar as preliminares — medida que aliviaria o calendário de 2026 — o Bahia precisará superar seus desafios, torcer contra os adversários e ainda depender do resultado de outra competição: a Copa do Brasil.
A definição do campeão da Copa do Brasil tem impacto direto na vida tricolor caso o clube termine o Campeonato Brasileiro na sexta colocação. Hoje, essa posição leva à pré-Libertadores. Porém, se Cruzeiro ou Fluminense conquistarem a taça, o Brasileirão herdará uma vaga extra na fase de grupos, destinada justamente ao sexto colocado.
Em caso de título do Cruzeiro, a vaga direta estaria automaticamente garantida, já que a equipe mineira ocupa a terceira posição, dentro do G-4, com 69 pontos. Assim, o atual G-5 se transformaria em G-6, beneficiando o sexto colocado ao fim das 38 rodadas.
Se o campeão for o Fluminense, o benefício ao sexto lugar ocorrerá apenas caso o clube carioca termine o Brasileirão na quinta colocação. Nesse cenário, o G-5 também viraria G-6, assegurando vaga direta na fase de grupos da Libertadores ao sexto colocado da Série A.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



