CAMISA 10
Everton Ribeiro recebe título de Cidadão Soteropolitano em solenidade
Meia do Bahia foi homenageado com a honraria nesta noite de terça-feira, 2

Por Bruno Dias, João Grassi e Lucas Vilas Boas

O meia Everton Ribeiro, capitão e um dos principais jogadores do Bahia, foi homenageado com o título de Cidadão Soteropolitano em sessão solene nesta noite de terça-feira, 2, no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador. A honraria foi proposta pelo vereador Claudio Tinoco (União Brasil).
De acordo com a Câmara, a entrega do título reconhece a relação construída por Everton com a capital baiana desde sua chegada ao Esquadrão de Aço, em janeiro de 2024, além de sua trajetória vitoriosa e da influência positiva que exerce dentro e fora de campo.
Na justificativa apresentada por Tinoco, o vereador destaca características que, segundo ele, o aproximam da identidade da capital baiana. “Everton construiu, em pouco tempo, uma relação de pertencimento com Salvador que vai além do futebol. Ele representa compromisso, respeito e entrega, valores que definem o povo soteropolitano".
Leia Também:
Este título reconhece não apenas o atleta, mas o cidadão que ele se tornou para a nossa cidade.
Everton Ribeiro celebra homenagem e comenta renovação
Em entrevista coletiva durante a solenidade, o camisa 10 tricolor se mostrou feliz pelo reconhecimento e agradeceu Claudio Tinoco. Ele descreveu a homenagem como uma "realização".
"Fico muito honrado de poder ser um cidadão soteropolitano, onde eu e minha família somos muito felizes, fomos abraçados como parte dessa grande Salvador. Muito grato e muito feliz por essa homenagem, por esse reconhecimento. Desde quando cheguei aqui no Bahia, queria construir uma história e o povo daqui me abraçou, me ajudou na adaptação, me ajudou a poder entregar o meu melhor e querer sempre mais", celebrou o meia.
Everton Ribeiro ainda comentou sobre sua renovação com o Bahia. De acordo com o meia, seus representantes e o clube já estão em tratativas finais, enquanto ele novamente reforçou sua vontade em seguir atuando com a camisa tricolor em 2026.

Já estamos nas conversas finais [para a renovação]
"Espero que dê tudo certo, o mais rápido possível, e que a gente possa continuar essa história que está sendo escrita. Espero que a gente possa continuar fazendo esse clube crescer cada vez mais", projetou
Além disso, Everton falou a respeito de sua recuperação da cirurgia para retirada de um câncer na tireoide. Após o procedimento bem sucedido, o atleta já retornou aos gramados normalmente para os jogos do Campeonato Brasileiro.
"Muitas pessoas que nem conheço que estavam orando, mandando energia positiva. Isso fez toda a diferença. Agradeço a todos, ao povo baiano que me acolheu e torceu por mim. Espero que com essa demonstração de que podemos vencer as doenças, que eu posso vencer nos momentos difíceis, as pessoas que estão passando pelo mesmo, ou até pior, possam se apegar à família, à sua fé", finalizou.
Carreira e identificação com Salvador
Nascido em Arujá (SP), Everton Ribeiro, de 36 anos, acumula títulos expressivos no futebol brasileiro e internacional, como quatro Campeonatos Brasileiros, duas Libertadores e uma Copa do Brasil. Além disso, esteve no elenco da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022.
No Bahia, rapidamente assumiu o protagonismo dentro do elenco comandado por Rogério Ceni. Somando 119 jogos, o capitão é reconhecido pela liderança, profissionalismo e forte identificação com o clube e torcida.
Foi peça fundamental nas melhores campanhas do Bahia na era dos pontos corridos do Brasileirão, em 2024 e na atual temporada, que marcaram o retorno do Bahia à Copa Libertadores após 36 anos. Sagrou-se também campeão baiano e do nordeste em 2025.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



